Início DRA. MARIANA GUIMARÃES Doença Periodontal

Doença Periodontal

Compartilhar
Facebook
Twitter

A doença periodontal é uma doença que se característica como um conjunto de condições inflamatórias, de caráter crônico, e de origem bacteriana, que começa afetando o tecido gengival e pode levar, com o tempo, à perda dos tecidos de suporte dos dentes, nem sempre vem acompanhada por algum tipo de dor e por isso é importante estar atento aos seus sinais, como :

  • Gengiva que sangra facilmente durante a escovação ou o uso de fio dental;
  • Gengiva inchada, vermelha ou dolorida;
  • Gengiva retraída;
  • Mau hálito persistente ou gosto ruim na boca;
  • Dente amolecido;
  • Próteses parciais que se desajustaram;
  • Pus visível em torno dos dentes e gengiva;
  • Dores agudas ao mastigar os alimentos;
  • Dentes excessivamente sensíveis à temperaturas frias ou quentes.

Causas da doença periodontal

Bactérias da placa bacteriana(biofilme dental), uma película pegajosa e incolor formada sobre os dentes, causam as doenças periodontais. Caso a placa não seja removida, ela pode endurecer e se transformar em tártaro (cálculo dental), que por sua vez facilita o acúmulo de mais placa. A escovação ou o uso do fio dental não remove o tártaro (cálculo dental); apenas um dentista poderá faze-lo por meio de uma limpeza profissional (raspagem).

As bactérias dessas regiões podem infectar a gengiva e dentes, induzindo a perda de osso. Existem três estágios da doença periodontal:

doençagenvival2

  1. Gengivite – Esse é o primeiro estágio da doença. É a inflamação da gengiva, causada pela placa bacteriana. Você poderá observar vermelhidão ou inchaço da gengiva ou até sangramento durante a escovação ou uso do fio dental. Nesse primeiro estágio, a doença periodontal pode ser revertida desde que o osso e os ligamentos periodontais que seguram o dente no lugar não tenham sido afetados.
  2. Periodontite – Nesse estágio, o osso de apoio e as fibras que seguram os dentes no lugar estão irreversivelmente danificadas. A gengiva começa a formar uma bolsa embaixo da margem gengival, que favorece o crescimento da placa . Um tratamento periodontal adequado e melhoria da higiene bucal normalmente ajudam a evitar mais danos à gengiva, aos tecidos de suporte e ao osso.
  3. Periodontite avançada – Nesse estágio mais avançado da doença periodontal, as fibras e o osso dos seus dentes estão sendo destruídos, e isso pode fazer com que o seu dente se movimente ou fique mole. Isso pode afetar a sua mordida e a forma como você se alimenta ou se comunica. Se o tratamento periodontal não puder salvá-los, os dentes deverão ter que ser extraídos.

A Doença Periodontal e Problemas Cardíacos

Pacientes com problemas crônicos como gengivite ou doença periodontal avançada têm maior risco de desenvolver doença cardíaca causada pela saúde bucal precária, principalmente se ela não for diagnosticada e não for tratada.

A saúde bucal e a doença cardíaca estão conectadas pela disseminação de bactérias e outros germes a partir de sua boca, para outras partes do seu corpo através da corrente sanguínea. Quando essas bactérias alcançam o coração elas se aderem a qualquer área lesionada e causam inflamação. Isto pode resultar em doença como a endocardite; uma infecção do revestimento interno do coração ou das válvulas. Um sangramento na boca pode permitir que certas bactérias bucais entrem no sistema sangüíneo e atinjam as válvulas ou tecidos que foram enfraquecidos por um problema cardíaco pré-existente . Nesses casos, a infecção pode danificar ou mesmo destruir as válvulas e os tecidos do coração.

Importante

É importante ressaltar os cuidados durante o tratamento da Doença Gengival, pois algumas doenças necessitam de medicação e cuidados prévios ao tratamento, por isso sempre relate ao seu dentista sobre seu estado de saúde.

Cuidados devidos para prevenção da Doença Periodontal

Uma boa escovação e o uso do fio dental adequados, ajudam a prevenir a doença periodontal. O uso de cremes dentais específicos e enxaguantes bucais com agentes antibacterianos quando indicados pelo dentista para o tratamento, podem matar as bactérias e atuam como métodos auxiliares, quando necessário para a prevenção da doença. Remover a placa bacteriana é a chave para prevenir a doença periodontal e melhorar a saúde bucal.

Visite regularmente seu DENTISTA.

Dra. Mariana Zaine Guimarães – Cro:12.613-BA
Mestranda em Ortodontia.
Ortopedia, DTM, Estética, Odontopediatria e atendimento à Pacientes com Necessidades Especiais.