Desfile da Independência 2025: Porto Alegre celebra 203 anos com grande evento cívico-militar

Celebração histórica na capital gaúcha
A celebração da Independência do Brasil em Porto Alegre acontecerá no domingo (7) com a tradicional parada cívico-militar, que contará com cerca de 4,6 mil pessoas desfilando pela avenida Edvaldo Pereira Paiva.
O evento iniciará às 10h, com a presença de autoridades civis e militares. Às 9h30min, o comandante militar do Sul, general de Exército Luís Cláudio de Mattos Basto, e o governador Eduardo Leite farão a revista da tropa e receberão a salva de gala, com 19 tiros de peças de artilharia.
Participantes e atrações
O grandioso evento contará com a participação de 4,6 mil pessoas, 314 veículos e 90 cavalos na orla da Capital, celebrando os 203 anos da Independência do Brasil.
O desfile incluirá representantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além da Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Instituto-Geral de Perícias. No aspecto naval, duas lanchas e uma moto aquática, junto com embarcações dos clubes náuticos de Porto Alegre, participarão do desfile fluvial no Guaíba.
Encerramento e tradição gaúcha
Ao final do desfile, acontecerá o tradicional ato simbólico onde o Fogo Simbólico da Pátria será transformado em Chama Crioula. Esta cerimônia contará com a participação do governador Eduardo Leite, do comandante militar do Sul, general Basto, do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e representantes do MTG.
Como destacado pelo governador Eduardo Leite: “Independente de diferenças que possam existir, ideológicas, de raça ou de religião, somos todos um povo só, o povo brasileiro. Temos que estar à altura dos desafios do nosso tempo e manter vivo, a partir desses ritos, o sentimento de unidade que o 7 de Setembro simboliza”.









