Início BACANA NEWS Desde 2015, obras de reforma da Praça da República ainda não foram...

Desde 2015, obras de reforma da Praça da República ainda não foram concluídas

Compartilhar
Facebook
Twitter


As obras de reforma e revitalização dos monumentos da Praça da República, um dos principais cartões postais de Belém, ainda não foram concluídas. O novo prazo dado pela prefeitura da capital para a entrega à população era outubro deste ano, antes do Círio, mas ainda faltam vários pontos.
Operários ainda trabalham colocando gramado novo e reformando lixeiras e bancos da praça que tem 58 mil metros quadrados de extensão. O investimento para reforma do local foi pouco mais de R$ 4 milhões e a restauração do espaço começou em dezembro de 2015. A obra era prioridade para a celebração dos 400 anos da capital, que aconteceu ano passado.
“Essa praça já era para estar pronta ano passado, antes do Círio”, reclama o vendedor José Lopes. “Vamos ver se agora vai. Terminou o Círio, não tem mais desculpa, né?”, diz ele.
Para o historiador Michel Pinho, a revitalização da Praça da República traz lembranças importantes de uma Belém que poucos conhecem. “A praça é simbólica para Belém por muitos motivos, o primeiro deles por representar a participação popular no processo de ocupação do espaço público. A praça estava destruída, e recuperar esse espaço é trazer para Belém essa história de volta”, diz.
Moradores da área, como o advogado Nelson Figueiredo, aguardam ansiosamente pela entrega da obra. “A praça é o nosso jardim, onde vamos andar e encontrar com as pessoas. Aqui é um local maravilhoso!”, diz.
Em nota, a Secretaria de Urbanismo de Belém (Seurb) informou que a reforma da Praça da República está praticamente concluída. De acordo com o órgão, à medida que foi sendo concluída a obra, alguns pontos foram entregues para o uso da população.
Ainda segundo a secretaria, dos 14 monumentos que compõem a praça, apenas o monumento da república recebe os últimos retoques de restauração.
A Seurb também disse que a empresa responsável pela obra está fazendo pinturas em vários pontos recém reformados que já foram pichados, além de reposições de peças e materiais depredados ou furtados. Os espaços e monumentos que ainda estão em reforma vão permanecer com tapumes até a inauguração, por medida de segurança.

G1