Início BACANA NEWS Debates e atividades de campo movimentaram semana de impactos do uso de...

Debates e atividades de campo movimentaram semana de impactos do uso de agrotóxicos

Compartilhar

Foto: Ascom MPPA/Divulgação

Por G1 Santarém

Programações diversas marcaram a III Semana de Combate aos Impactos dos agrotóxicos na região do Baixo Amazonas, com atividades em Santarém, Mojuí dos Campos, Belterra e outros municípios da região. A semana iniciou no dia 25 e encerrou na sexta-feira, 29 de novembro, com palestras, capacitações, dia de Campo e mostra de produtos orgânicos.

A semana de mobilização busca promover o encontro das informações entre academia, sociedade, profissionais de saúde e gestores, contribuindo para a melhoria das condições de saúde e vida das populações.

A organização local é do Fórum Permanente de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos da Região do Baixo Amazonas, com apoio do MPPA, por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Santarém, Ufopa, Fase Amazônia, Emater, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STTRs) dos municípios, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Pastoral Social e Uepa.

A abertura oficial foi no dia 25 de novembro, no auditório da promotoria de Justiça de Santarém, aberta ao público. O MPPA foi representado pela promotora de Justiça Renata Campos. Um painel sobre panorama do uso de agrotóxicos na região do Baixo Amazonas foi apresentado pela Ufopa, Odysseia e Terra de Direitos.

Na sede do STTR de Mojui dos Campos foi promovida palestra sobre os impactos à saúde decorrentes do uso de agrotóxicos, por Leoneide Bouillet (UEPA), Many Chuery Andrade (Fisioterapeuta) e Mayara Moura (Nutricionista).

No dia 26, cerca de 30 pessoas participaram de um Dia de Campo na comunidade de Lavras, na região do planalto em Santarém, com visita ao Sítio Verde, propriedade que pratica a agricultura orgânica, com apoio da Emater. No dia 27 foi promovida a capacitação de profissionais de saúde de Santarém e outros municípios em relação às notificações compulsórias de intoxicação por agrotóxicos. Em Santarém a capacitação foi feita pelo médico Telmo Moreira.

Os alunos das escolas Vitalina Mota, em Belterra, e Governador Fernando Guilhon, em Mojui dos Campos, receberam atividades referentes ao tema na quinta-feira, 28, organizadas pela escola Waldemar Maués e Ufopa.

A semana encerrou na sexta-feira, 29 de novembro, com solenidade na Câmara de Vereadores de Santarém, com discussões e exposição e venda de produtos da agricultura orgânica pela Associação Tapajós Orgânicos e STTR de Santarém.