Início BACANA NEWS Criadores de gado comemoram bons resultados do projeto pecuária sustentável em Oriximiná

Criadores de gado comemoram bons resultados do projeto pecuária sustentável em Oriximiná

Compartilhar
Facebook
Twitter

Foto: Ecam/Divulgação

Por G1 Santarém

Em Oriximiná, oeste do Pará, 14 criadores de gado de corte e leite do município, estão otimistas com os resultados obtidos com a implantação do Projeto Pecuária Sustentável. Aumento de produtividade, bem estar do homem do campo e animal, recuperação das áreas degradadas e preservação dos mananciais, são alguns dos ganhos com o projeto.

Proprietário da fazenda Tabatinga, criador de gado de leite e corte, o pecuarista Raimundo Bentes, acredita que está no caminho certo, desacreditado da pecuária por conta de diversos fatores, ele viu no projeto a possibilidade de um novo começo.

“As nossas áreas estavam cansadas e a gente estava no limite para a criação do gado de corte, eu entrei após o intercâmbio, e no começo ficou aquela desconfiança, e quando a gente viu a nossa pastagem ficar mais formada, aí começamos a acreditar, tem problemas, não é alegria o tempo todo, mas para o que era, a gente voltou a ter confiança”, ressaltou o pecuarista.

Assim como Raimundo, vários outros criadores de gado de corte e leite começaram a acreditar que é possível conciliar produção e conservação do meio ambiente a partir do uso de técnicas voltadas ao manejo do pasto, e a proposta foi reforçada durante o Dia de Campo, que desta vez foi realizada em uma propriedade que replicou os conhecimentos adquiridos com as capacitações.

“Nós tivemos um dia de campo que abordou o tema ‘Reforma de pastagem’, dentro desta temática foram apresentados os dados da fazenda Novo Horizonte, onde foi explicado o passo a passo desse processo até chegar aos resultados da pastagem reformada. Teve também uma conversa sobre reflorestamento com um engenheiro agrônomo convidado. Além dele, a atividade contou com a presença do gerente do Banco do Brasil que falou aos pecuaristas sobre financiamento e projetos voltados para a pecuária”, complementou o engenheiro agrônomo da Ecam, Emanuel Siqueira.

A proposta do Pecuária Sustentável, por meio das parcerias com instituições como Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagri), Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) e Sindicato dos Produtores Rurais de Oriximiná, é que os conhecimentos repassados durante as visitas técnicas possam ser replicados em outras propriedades dentro do município.

O Projeto Pecuária Sustentável é desenvolvido pela Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) dentro das ações do Programa Territórios Sustentáveis, uma iniciativa gerida pela Agenda Pública, Ecam, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN), Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e Associação para Preservação da Floresta Tropical da Suécia (Regnskogsföreningen).

Compartilhar
Facebook
Twitter
Artigo anteriorEmpresas contribuem para formação de fornecedores
Próximo artigoStreamline