Início BLOG DO BACANA Como vai funcionar o Enem Digital

Como vai funcionar o Enem Digital

Compartilhar

Foto: INEP

Por Beatriz Manarte, Revista Bacana

A implantação do novo do exame digital será progressiva, e a expectativa é que até 2026 o exame seja 100% online. Com as datas mantidas pelo MEC, a Seduc adapta o projeto Dplay Pará no formato digital para a preparação dos alunos no Enem sem sair de casa.

As inscrições do exame nacional de ensino médio (Enem) estão próximas e uma das novidades para este ano de 2020 é a prova digital. A nova modalidade foi anunciada em 2019 pelo Ministério da Educação (MEC) e os participantes poderão aproveitar pela primeira vez o novo modelo. Vale lembrar que a modalidade é opcional.

O exame digital atenderá cerca de 100 mil estudantes em 110 cidades. No Pará, os municípios escolhidos foram Belém e Santarém. Mas para introduzir essa opção os custos não sairão baratos. Segundo o MEC, os custos iniciais da versão digital serão “expressivamente maiores” do que da versão atual, mas a expectativa é reduzi-los ao longo dos anos. O plano prevê que toda a prova seja realizada de forma digital, incluindo a Redação.

Para entender mais um pouco essa nova modalidade, o coordenador Estadual do Dplay Pará, projeto que oferece aulas preparatórias para o Enem, Diego Maia dá detalhes da nova prova. “Esse modelo piloto é justamente para que o governo entenda quais são os desafios oferecidos a uma prova digital. O formato dessa prova vai contar com infográfico e possível vídeos para o aluno acompanhar. Outro detalhe é que o estudante não vai poder fazer de casa, ele terá que ir para o local de prova. E é claro que o exame não terá internet, eles vão desenvolver um software que bloqueie essa acesso”, explica.

Apesar da Pandemia do Coronavírus, o MEC decidiu mater a data das provas. O Enem impresso será realizado dia 01 e 08 de novembro. A estrutura do exame digital será o igual à do impresso: No primeiro dia do exame, 22 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação durará cinco horas e meia. A prova de redação será realizada em formato impresso. A prova de língua estrangeira também está mantida no Enem Digital. No segundo dia, 29 de novembro, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração.

Para ajudar na preparação dos alunos que estão em isolamento social, a Secretaria de Estado de Educação ( Seduc) adotou o projeto Dplay Pará para o formato digital. O Dplay Pará iniciou em 2019. A ação realiza aulas específicas de preparação para os alunos de Ensino Médio para o Vestibular. “Elaboramos uma iniciativa por meio do Governo do Estado, Seduc e TV Cultura, uma possibilidade de transmitir aulas para os alunos sem sair de casa. Então criou-se “Todos em Casa pela Educação”. Através desse movimento tentar atender a demanda que está se preparando para o Enem”, afirma Diego.

As aulas são transmitidas aos sábados, a partir das 11h na TV Cultura, Portal Cultura e Facebook da emissora. Nesse momento tão delicado é preciso que todos fiquem em casa. Para não perder a rotina dos estudos o coordenador Diego Maia dá uma orientação importante para os alunos. ” A dica que dou nesse momento é que o aluno crie um cronograma de estudos. Nesse cronograma, ele vai colocar as suas atividades do início da manhã até o final do dia. A partir disso, o aluno vai criar uma rotina, porque o fato de está em casa sem alguém para está lhe monitorando nós estudos, isso pode levar a um atropelo na organização”, destaca.