Início BACANA NEWS Combate ao COVID-19 exige o uso correto de produtos de limpeza

Combate ao COVID-19 exige o uso correto de produtos de limpeza

Compartilhar

Foto: NEXU

Com informações da assessoria

A limpeza diária em de superfícies é uma atividade que se tornou um principal aliado no combate ao COVID-19. Além do álcool 70%, produtos de limpeza como água sanitária são eficazes para se proteger do vírus. Mas especialistas alertam sobre os cuidados ao manusear esses produtos e falam sobre as consequências das substâncias em contato com a pele.

A professora do curso de Engenharia Química da Faculdade UNINASSAU Belém, Danielle Costa, não é correto usar produtos como a água sanitária para proteger as mãos, por exemplo. “A água sanitária é um produto muito forte, pois tem hipoclorito de sódio e o uso direto em contato com a pele pode causar irritação ou alergias. E falando em higienização basta usar água e sabão normal se estiver em casa, ou em lugares q possuem isso. Caso não tenha, usa-se álcool a 70%, o ideal para matar os vírus. Pode ser líquido ou gel. O estado físico do álcool não importa, e sim a porcentagem”, esclareceu.

A professora fala sobre a importância da higienização correta. “O simples gesto de lavar as mãos, tomar banho e deixar os sapatos fora de casa ao chegar da rua, ajuda bastante. O ideal é limpar toda vez que algo de fora entra no ambiente, se for um elevador, por exemplo, deve-se limpar a cada hora por causa do fluxo de pessoas. Se for um balcão de cozinha que só sua família têm acesso, basta duas vezes ao dia”, falou Danielle Costa.