Início BLOG DO BACANA Coluna do Bacana

Coluna do Bacana

Compartilhar
Facebook
Twitter

Foto: Divulgação/Marcelo Marques

Coronavírus em Belém
Depois da morte de um tripulante indiano de uma embarcação tailandesa ancorada perto de Mosqueiro, se espalhou pela internet que o caso seria de coronavírus em Belém. Pois bem, segundo o Ministro da Saúde divulgou em vídeo o caso não tem características do coronavírus. De qualquer forma a Secretaria Estadual de Saúde comunicou que o corpo foi submetido à necropsia nesta quarta-feira. Os procedimentos ocorreram no IML e teve acompanhamento de técnicos da Vigilância da Sespa e do SVO. Os laudos e testes serão divulgados em um prazo de 72 horas.

Coronavírus em Belém 1
Por via das dúvidas o prefeito Zenaldo Coutinho chamou para reunião os diversos dirigentes responsáveis pela saúde municipal e estudam que forma agir “caso” o vírus chegue por aqui.

Coronavírus por aí
O brasileiro detectado com coronavírus, o primeiro no país, veio de viagem à Itália. Então, por lá já são 400 pessoas infectadas e 12 mortes.
No Irã já foram 19 mortes.
Já na China a coisa é bem mais grave: 2.715 mortes até essa quarta feira.

Terceiro
Segundo levantamento do Blog do Zé Dudu, o Pará exportou 1,57 bilhão de dólares em commodities, sendo superado apenas por Minas Gerais (1,78 bilhão) e São Paulo (2,92 bilhões).
Minério disparado na frente, mas também produtos químicos, carnes, grãos, frutos, peixes, pedras preciosas, ferro, aço, alumínio, papel, madeira e boi vivo.

Boi
Por falar em boi agora que os chineses vão iniciar a ferrovia por Barcarena, o navio Haidar que afundou em um porto por lá cheio de bois vivos, finalmente tserá retirado do fundo do rio. Os próprios chineses devem pagar a conta já que nem a seguradora da embarcação nem a CDP se viraram.

Pibinho
O amargor causado pelo novo coronavírus nas bolsas mundo afora também pegou em cheio os economistas brasileiros. Os especialistas ouvidos pelo Banco Central nos últimos dias para a construção do Boletim Focus, relatório divulgado nesta quarta-feira, reduziram a projeção de crescimento para o PIB (Produto Interno Bruto) do país neste ano de 2,23% para 2,2%; em janeiro, a estimativa era de que o Brasil alcançasse crescimento superior a 2,3%.
O BNP Paribas cortou, em 19 de fevereiro, sua estimativa de crescimento para a economia brasileira de 2% para 1,5%. O Morgan Stanley, por sua vez, já trabalha com uma projeção de aproximadamente 2%.

Pibinho 1
Além da revisão para o PIB, os analistas ouvidos pelo Banco Central também reduziram, pela oitava semana seguida, suas projeções para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a inflação oficial no país. A previsão para o indicador saiu de 3,22% para 3,2% no ano. O valor está aquém da meta estabelecida de 4% pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), com tolerância de 1,5 p.p. (ponto percentual).

Pibinho 2
A projeção para a taxa básica de juros (Selic), por sua vez, permaneceu em 4,25% ao ano. Diante de uma valorização acima de quase 10% do dólar frente ao real neste ano, os especialistas também revisaram a projeção para a moeda americana: passou de 4,10 reais para 4,15 reais. Nessa quarta o dólar fechou o dia em alta de 1,15%, cotado a 4,44 reais.

Teatro
O Teatro Margarida Schivasappa completou 33 anos ontem. Para celebrar a data, o Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, reunindo teatro, música e workshop. A agenda será nos dias 27, 28 e 29 de fevereiro, com entrada franca. Nesse dia 27 tem a peça Abraço, do grupo Cuíra.

Remo
O Clube do Remo segue com a campanha Remo115 anos. Vários eventos já foram realizados, como Festival Gastronômico, Natal Solidário, Projeto Circular, aniversário e lançamento da nova camisa, além da exposição de fotos, que conta um pouco da história do Clube.
A exposição Remo115 está acontecendo no Bosque Grão Pará até dia 29.

Remo 1
Depois da vergonhosa derrota de 5 a 1 o Remo contratou o técnico Mazzola, ex técnico do Papão e que fez propaganda como sócio torcedor do time. Foi o que bastou para os torcedores do Paysandu infernizassem os torcedores rivais dizendo que até o técnico do Leão é Papão.
Juntos na desgraça das sucessivas derrotas em campo, a sacanagem mútua segue como conforto aos torcedores.

Reinafarma
No dia 21 de março de 2020 a Reinafarma Farmácia com Manipulação estará realizando o 1° Meeting Reinafarma de Saúde Integrativa. A proposta é trazer, na voz de palestrantes renomados, o que há de mais atual e relevante no ramo farmacêutico e médico.
O evento vai reunir Médicos, Nutricionistas e demais profissionais de saúde no maior evento de saúde integrativa de Belém e região em 2020 para discutir, à luz da ciência e prática clínica.

Desenvolvimento do Marajó
O Sistema Faepa/ Senar em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental/ Napt Marajó e BioTec Amazônia, realizam no dia 4 de março, uma reunião sobre  o Programa para o Desenvolvimento do Marajó, com ênfase no Promebull – Programa de Melhoramento Genético de Búfalos com Inovação para o Estado do Pará.

Reforma tributária
O deputado Eduardo Costa (PTB-PA) foi o parlamentar que mais apresentou emendas (sugestões de mudanças) à proposta de reforma tributária (PEC 45/19) que está em análise na Câmara dos Deputados, segundo levantamento feito pelo Jota Labs, ligado ao site de jornalismo Jota.
O estudo mostra que o paraense representou 4,1% do total. Ao todo, 102 deputados propuseram 219 emendas.

Franceses
A Agência Francesa de Desenvolvimento esteve visitando produtores de cacau no entorno de Belém. A agência foi criada pelo governo francês com o objetivo de combater a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável. Atualmente investe em cooperativas no Sul Brasil e recentemente procurou o Banpará para ser o agente financeiro a fim de proporcionar financiamento de projetos da cadeia produtiva do cacau voltados para cooperativas de pequenos produtores da agricultura familiar e verificar a possibilidade de investimentos em projetos sustentáveis no Pará, utilizando a cultura do cacau como forma de recuperação de áreas alteradas e para estimular a verticalização do produto.

Congresso
A Unama realizará de 21 a 23 de maio no Hangar o seu Congresso Multidisciplinar de Saúde, tendo como tema “A tecnologia na área de saúde”. O Dr. Bactéria estará por lá.

Sinduscon
Com muitas novidades, números considerados positivos e perspectivas animadoras para 2020, o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) lançou semana passada o 7º Levantamento do Censo Imobiliário de Belém e Ananindeua.
Segundo o levantamento houve um crescimento na venda de imóveis verticais na cidade de Belém na ordem de 33%, comparando-se o volume de negócios de 2019 à movimentação do mesmo período no ano anterior, excluindo-se os números do programa federal Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

Bahia
Terá quase 23 mil metros quadrados o centro de distribuição das Casas Bahia – que anunciou projeto de abrir 50 lojas no Pará. Fica na BR ao lado da Inca.

Pará investe
Sob a administração Helder houve uma melhora significativa em investimentos no estado.
Matéria de O Globo mostra a parcela do investimento público sobre a receita do estado em 2019, e o Pará aparece na sexta posição com 6%, sendo um dos 10 Estados que mais investem no país, estando a frente de Piauí, Espirito Santo, Amazonas e São Paulo.
Segundo a pesquisa, esse resultado é fruto de uma boa situação fiscal, do avanço acelerado de indicadores sociais e da atração de investimentos privados à região. 
A informação é de uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Dólar
Além da queda o coice. A partir de março, compras feitas em moeda estrangeira com cartão de crédito – aquelas que fazemos quando estamos viajando – devem vir na fatura com o valor equivalente em reais do dia em que foram realizadas. Os bancos já podiam oferecer essa forma de cobrança se quisessem, mas a maioria das instituições preferia cobrar o valor referente à data do fechamento da fatura.

Homenagem
O Famiglia Sicilia lançará dia 3 o Prato da Boa Lembrança 2020: Spaghetti à Família Leal Moreira.

Como era bom….
No Palácio da Alvorada, tem uma servidora que já fez “uma festa danada” na Disney, como disse Paulo Guedes em sua frase sobre empregadas domésticas. Ela se chama Rainê dos Santos, desde novembro cozinheira do casal Michelle e Jair Bolsonaro que, com o filho, passou uns dias na Disney em 2014, com o dólar a R$ 2,20. Na época, era cozinheira da Paulo Marinho, que foi um dos comandantes da campanha de Bolsonaro (hoje no PSDB, aliado a João Doria) e que bancou a viagem.

Mário de Andrade
Passou batido pra maioria das pessoas: essa semana fez 75 anos do falecimento de um dos maiores escritores brasileiros, Mário de Andrade.
Ele foi também um dos principais idealizadores do movimento modernista e da Semana de Arte Moderna, realizada em 1922. Seu livro mais conhecido é Macunaíma, aquele que o governo de Rondônia queria tirar de circulação das escolas .
A casa onde ele viveu boa parte da vida, na Rua Lopes Chaves, na região da Barra Funda, é hoje um museu e este ano celebra 100 anos de sua construção.
Em um país cada vez menos voltado para a cultura, escritores como Mário estão infelizmente se tornando esquecidos.

Filas
Uma cooperação entre o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e o Hospital Regional Abelardo Santos está diminuindo a fila por cirurgias e, consequentemente, o tempo de espera dos pacientes.
A iniciativa começou há duas semanas, e consiste em transferir pacientes que demorariam meses aguardando o procedimento no HC para o Hospital Regional, em Icoaraci.
Segundo o titular da Sespa, Alberto Beltrame, são feitas 40 cirurgias por semana, já totalizando 80 procedimentos. Isso significa que mil pessoas que aguardavam na fila em janeiro entrarão no bloco cirúrgico em até seis meses. “A gente pode dizer tecnicamente que vamos zerar a fila, mas é claro que a demanda não para. Na verdade, continuarão entrando mais pessoas, só que a fila será bem menor; diminuiremos bastante”, afirmou.

Toma lá, da cá
Por conta da investida do senador Cid Gomes contra grevistas em Sobral guiando uma escavadeira, Carlos Bolsonaro postou que se tratava de “um pessoal de raiz nervosa e lambedor de beiço do Ceará”. Ciro Gomes retrucou dizendo que ele é “uma libélula deslumbrada” e que “nós aqui do Ceará somos e seremos o pior pesadelo de sua família de canalhas, milicianos e peculatários corruptos”. Vixe….

Restaurantes
Belém ganhará alguns restaurantes. O Aviú abrirá no Parque da Residência, Thiago Castanho tem o projeto para um na Braz e Ibrahin Dahás abrirá o seu mais novo restaurante, dessa vez no Pátio.

Amém
Enquanto muitos caiam na gandaia e alguns na bebedeira, a igreja católica realizou 18 retiros nesse carnaval.

Podcast
O famoso podcast Fala Bacana ( que iniciou faz dez anos nas rádios 99 FM, Diário e Clube e hoje está na Unama FM e em mais 32 rádios no interior) agora ganhou versão cópia de defasado jornalista.

Bolsonaro
Uma das coisas mais divertidas do humorístico Fora de hora, na Globo, ainda um pouco à deriva, é ver Marcelo Adnet imitar Jair Bolsonaro. Até Bolsonaro já viu – e deu risada.

Liberal
Quase ninguém percebeu mas as edições de O Liberal começaram a circular tendo o nome de Romulo Maiorana Jr como ex presidente, ao lado do pai, no cabeçalho do jornal. Seria um primeiro passo para a
reconciliação dos irmãos Maiorana!?

Gretchen
Gretchen está morando em Belém por conta do love com o saxofonista paraense Edraz de Souza.

Correndo
Pesquisa feita pelo site de corridas Strava com 25 mil atletas em nove países, explica porque as pessoas correm. Os brasileiros (22%) são os que mais correm para melhorar a saúde. Nos EUA, somente 2% dos entrevistados dizem que correm pela saúde. Na França, apenas 3%. Os alemães correm para melhorar a imagem do corpo, os americanos (48%) querem ter mais força e os japoneses (15%) procuram reduzir o estresse. Entre nós, apenas 5% correm para controlar a ansiedade.

Mais informações em bacana.news, de segunda a sexta das 7 as 9 e das 17 as 19 na Unama FM 105.5, em www.revistabacana.com.br e sábados às 16 horas e domingos as 8 horas no programa Bacana na RBA. Além do Fala Bacana em 32 rádios do interior. Ufa 😌