Início DESTAQUE Clima de São João toma conta do Pará

Clima de São João toma conta do Pará

Compartilhar
Facebook
Twitter

O colorido das bandeirinhas e dos trajes matutos, o cheiro das comidas feitas de milho, e o vai e vem de pessoas compõem o cenário de um dos polos mais movimentados do Ciclo Junino da região sudeste do Pará. As quadrilhas e bois-bumbás estão nos palcos da cidade. Antes da programação oficial da Prefeitura, os grupos juninos esquentam dançando em festas promovidas em escolas, bairros e também em outros municípios da região.

Nos últimos anos, com a popularização da Internet, as quadrilhas modernizaram suas coreografias assistindo a vídeos de outros grupos de cidades do Nordeste. Outras deram um tom regionalista a suas apresentações e infiltraram dançarinos em suas quadrilhas, o que deixou ainda mais profissionais as apresentações.

O Arraial da Apae foi no dia 3 de junho. Escolas públicas e privadas também realizaram no final de semana anterior, mas outras agendaram para os próximos dias. A programação oficial da prefeitura inicia dia 24 de junho e encerra no dia 30 na arena que será montada no Largo da Santa Rosa, próximo à Colônia de Pescadores Z-30. O Festejo Junino contará com apresentação de nove quadrilhas (adulto) no Grupo A; oito quadrilhas (adulto), no Grupo B; uma quadrilha na categoria Mirim; e seis bois-bumbás.

Ontem à noite, segunda-feira, 12, foi realizado o sorteio da ordem de apresentação dos grupos juninos no evento tradicional realizado pela Prefeitura de Marabá. A ordem de apresentação será a seguinte: no domingo, dia 25, Boi Flor do Campo e Quadrilhas Grupo B Anjos do Sertão e Coração de Estudante; Quadrilha Grupo A – Fogo no Rabo e Sedução Junina.

No dia 26, segunda-feira, apresentação do Boi Treme Terra, Boi Estrela Dalva, Quadrilha Grupo B Gigante​s do Norte, Águia de Fogo; Quadrilha Grupo A Fuá da Conceição; Splendor Junino.

Dia 27, apresentação do Boi Rei do Campo, Boi Senador, Quadrilha Grupo B Muleka 100 Vergonha, Arrastão do Araguaia, Quadrilhas do Grupo A Sereia da Noite e Explode Coração.

No dia 28, apresenta-se, pelo Grupo B, a quadrilha Levada Louca; e pelo Grupo A Arrastão do Amor, JEVAC e Amor Perfeito. Nos dias seguintes ocorrem as finais, com premiação no domingo, dia 30.

No último final de semana, dias 10 e 11, em Jacundá, a quadrilha Explode Coração, de Marabá, foi representada no concurso de Melhor Casal de Noivos do Sul e Sudeste do Pará, Leonnam Rodrigues e sua parça Kemylle Santana. Eles ganharam nota máxima em todos os quesitos e agora vão representar Marabá no Concurso Nacional de Noivos do Brasil, que acontecerá em meados de agosto, no Rio de Janeiro. “Quero agradecer ao nosso produtor Anderson Souza pela mega história de amor que está sendo contada este ano pelas Mulheres de Chita”, diz Leonnam através de uma rede social.

Assim que publicaram as fotos, caiu um “temporal” de comentários elogiosos ao casal e à Explode Coração, a maior campeã marabaense de festejos juninos.

(Ulisses Pompeu) Correio do Tocantins