Classificação do Paulistão 2026: Novo Formato e Disputa Acirrada no Estadual

Campeonato Paulista 2026 Inicia com Novo Formato Inovador
O Campeonato Paulista de 2026 começou cercado de expectativas e com mudanças significativas em seu formato de disputa, promovidas pela Federação Paulista de Futebol (FPF). O Paulistão 2026 é realizado em um sistema semelhante ao da fase de liga da UEFA Champions League, com um único grupo na primeira fase.
Os 16 times foram separados em quatro potes para a realização do sorteio da tabela, e as equipes se enfrentam dentro do próprio pote, além de mais cinco rodadas contra adversários de outros potes. Os oito melhores classificados avançam às quartas de final e os dois piores são rebaixados.
Resultados da Primeira Rodada
A primeira rodada do Paulistão 2026 foi marcada pela vitória de três dos quatro grandes do estado, enquanto Corinthians, Palmeiras e Santos venceram seus jogos de estreia, o São Paulo foi derrotado pelo Mirassol por 3 a 0. O São Bernardo goleou o Capivariano por 4 x 0 na estreia da competição e assumiu a primeira colocação da tabela de classificação do Campeonato Paulista.
O principal destaque foi a atuação do atacante Gabigol, que reestreou pelo Santos marcando gol na vitória de 2 a 1 sobre o Novorizontino. O atual campeão Corinthians passou pela Ponte Preta por 3 a 0, enquanto o Palmeiras largou com vitória no Campeonato Paulista com gol do jovem Luighi.
Sistema de Disputa e Fase Final
As quartas de final e as semifinais serão disputadas em jogo único, o que aumenta o grau de emoção e imprevisibilidade dos confrontos, sendo que não há espaço para erro. A final do Campeonato Paulista 2026 será disputada em dois jogos, com partidas de ida e volta, mantendo a tradição da competição.
Os clássicos entre São Paulo, Corinthians, Santos e Palmeiras foram mantidos, já que esses clubes estavam no Pote A, garantindo os grandes confrontos que movimentam o futebol paulista.
Importância e Perspectivas
O Corinthians é o atual e maior campeão do Paulistão, com 31 títulos, enquanto o Palmeiras vem logo atrás, com 26, seguido de São Paulo e Santos, com 22 cada. A competição começou no dia 10 de janeiro e tem a grande final marcada para 8 de março, período que coincide com as primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro.
A reformulação do formato busca tornar o Paulistão mais atrativo e dinâmico, inspirado em modelos internacionais. A disputa promete ser acirrada desde a primeira fase, com times tradicionais e do interior lutando por classificação às quartas de final e para evitar o rebaixamento à Série A2.









