terça-feira, janeiro 13

Classificação do Paulistão 2026: Entenda o Novo Formato e Acompanhe a Tabela

0
3

Novo Formato Revoluciona o Paulistão 2026

O Campeonato Paulista 2026 chega com novidades em seu sistema de disputa, com inspiração na Champions League da Europa. O Paulistão 2026 é realizado em um sistema semelhante ao da fase de liga da UEFA Champions League, com um único grupo na primeira fase, onde os 16 times foram separados em quatro potes para a realização do sorteio da tabela.

A mudança feita pela Federação Paulista de Futebol (FPF) acontece após a alteração do calendário da CBF, que coloca o Brasileirão começando em 28 de janeiro, desta forma, os clubes da elite disputam as partidas do torneio nacional de maneira concomitante com os jogos dos estaduais.

Como Funciona a Classificação

A classificação do torneio será definida por meio de uma tabela de pontos corridos. As equipes se enfrentam dentro do próprio pote, além de mais cinco rodadas contra adversários de outros potes. Cada time disputará oito partidas na primeira fase, sendo quatro em casa e quatro fora de casa.

Os clássicos entre São Paulo, Corinthians, Santos e Palmeiras foram mantidos, já que esses clubes estavam no Pote A. No fim, os oito melhores colocados na classificação geral avançam para o mata-mata do torneio, enquanto os dois piores serão rebaixados à Série A2.

Primeiros Resultados e Liderança

O Corinthians ocupa a vice-liderança do Estadual, atrás do São Bernardo. O Timão estreou com vitória expressiva de 3 a 0 sobre a Ponte Preta na Neo Química Arena. A equipe com o melhor ataque é o São Bernardo, com 4 gols marcados em 1 jogo.

Fase Mata-Mata e Importância da Classificação

As quartas e semifinais serão jogo único, enquanto o formato da final ainda será definido pela FPF. As regras para classificação são: 1) pontos; 2) vitórias; 3) saldo de gols; 4) número de gols marcados; 5) menor número de cartões vermelhos; 6) menor número de cartões amarelos; 7) sorteio.

A classificação do Paulistão 2026 é fundamental para determinar quais times avançarão ao mata-mata e quais enfrentarão o rebaixamento. Com o novo formato reduzindo o número de jogos para 12 datas, cada partida se torna ainda mais decisiva para os clubes que buscam o título ou querem evitar a queda para a Série A-2.

Comments are closed.