segunda-feira, janeiro 19

Ciclone extratropical: Impactos e alertas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil

0
138

Panorama atual do fenômeno

Um novo ciclone extratropical está afetando o Sul do país, trazendo pancadas de chuva moderadas a fortes, acompanhadas de rajadas de ventos acima de 50 quilômetros por hora (km/h), com possível queda de granizo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê volumes expressivos de chuva para o centro-norte do Rio Grande do Sul, com possibilidade de ultrapassar 70 milímetros em algumas regiões de Santa Catarina. Ventos intensos são esperados nas regiões litorâneas de ambos os estados.

Impactos nas regiões afetadas

No Rio Grande do Sul, os impactos já são significativos, com 346 mil pessoas ficando sem eletricidade, principalmente nas cidades de Porto Alegre, Capão da Canoa, Viamão e Osório, segundo informações da concessionária de energia CEEE Equatorial.

No litoral norte gaúcho, especificamente na cidade de Xangri-lá, um importante ponto turístico foi severamente afetado: a plataforma marítima da praia de Atlântida, que já estava comprometida, teve parte de sua estrutura derrubada pela força das ondas.

Alertas e previsões

Há risco de rajadas de vento entre 51 km/h e 70 km/h nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no litoral norte gaúcho e sul catarinense, no litoral norte de São Paulo e em todo o litoral do estado do Rio de Janeiro. A Marinha do Brasil emitiu alertas de ressaca para áreas do litoral do Sul e do Sudeste do Brasil.

Medidas preventivas

Os ciclones extratropicais são fenômenos meteorológicos caracterizados por um centro de baixa pressão atmosférica, associados à presença de uma frente fria. Quanto mais baixa a pressão do ar em seu interior, mais fortes são os ventos causados pelos ciclones.

O Serviço Meteorológico Marinho elabora e dissemina produtos de previsão e avisos de mau tempo para os navegantes e toda a comunidade marítima brasileira. As informações são referentes à METAREA V, área marítima sob responsabilidade do País junto à Organização Meteorológica Mundial. Todos os avisos de mau tempo podem ser consultados no site do Centro de Hidrografia da Marinha.

Comments are closed.