Início BACANA NEWS China terá em breve mais bilionários que os Estados Unidos

China terá em breve mais bilionários que os Estados Unidos

Compartilhar
Facebook
Twitter

As pessoas mais ricas do mundo estão em uma onda de sucessos, e os bilionários na Ásia estão na crista.

O patrimônio bilionário aumentou 17% em 2016, para US$ 6 trilhões, após um declínio no ano anterior, afirmaram a UBS Group e a PricewaterhouseCoopers em um relatório divulgado nesta quinta-feira. Encabeçado pela China, o número de bilionários na região é maior que nos EUA pela primeira vez.

Mas não derrame nenhuma lágrima pelos ricaços dos EUA: os bilionários americanos ainda controlam o maior patrimônio, com US$ 2,8 trilhões.

O ganho no patrimônio bilionário total foi o dobro do aumento de 8,5 por cento registrado pelo MSCI AC World Index.

A expansão econômica da Ásia viu, em média, um novo bilionário ser criado na região a cada dois dias. Caso esse ritmo continue, a Ásia ultrapassaria os EUA como a maior concentração de riqueza do mundo em quatro anos, afirmaram o banco suíço e a empresa de auditoria em uma análise de dados de cerca de 1.550 bilionários.

A rapidez com que o patrimônio bilionário cresce na Ásia dependerá, em parte, de como o investimento estatal na China será substituído por outras fontes de capital, disse o diretor de investimentos da UBS, Mark Haefele, em uma entrevista coletiva em Zurique nesta quinta-feira.

Ascensão da China

“Quando a China vincular seus mercados de capitais ao sistema global, isso terá um impacto muito profundo nos fluxos de capital — inclusive na Europa”, disse ele. A execução das políticas de crescimento do presidente chinês Xi Jinping também influenciará a velocidade em que o patrimônio bilionário asiático total vai superar o dos EUA, disse ele.

Uma combinação entre a estabilidade geopolítica na Grande China, o aumento de preço dos imóveis chineses, os investimentos em infraestrutura, a crescente classe média e a animação dos preços das commodities aumentou a riqueza, informou o relatório da UBS, citando entrevistas com as pessoas mais ricas da Ásia.

Três quartos dos novos bilionários do mundo provêm da China e da Índia. O número de bilionários da Ásia aumentou em 117, totalizando 637, e o patrimônio das pessoas que se tornam bilionárias por esforço próprio cresce mais rapidamente do que o daquelas que se tornaram ricas através de laços familiares. Os EUA adicionaram 25 bilionários, e o total chegou a 563.

“Na China, um bilionário é criado a cada três semanas”, disse Qiong Zhang, chefe de gestão de patrimônio da UBS Securities na China, em entrevista. “Para muitos da primeira geração de empresários, um foco importante é levar a empresa aos mercados de capitais, arrecadar fundos e realizar fusões e aquisições”, disse ela, acrescentando que o banco suíço vê a Grande China como um mercado “crucial” de gestão de patrimônio.

O número de bilionários da Europa ficou praticamente inalterado, em 342, em parte devido à morte e porque “companhias empreendedoras podem considerar a Europa como um lugar difícil para fazer negócios, devido à cultura empresarial conservadora e a regulamentos rígidos”, afirmou a UBS.