Início BACANA NEWS Cenas de Paz exporta talentos para Parazão 2020

Cenas de Paz exporta talentos para Parazão 2020

Compartilhar

Foto: Divulgação/Portal Cultura

Por Kenny Teixeira, Portal Cultura

Alunos concluintes do Projeto Cenas de Paz, desenvolvido dentro do Programa Território pela Paz pela Fundação Paraense de Rádiodifusão (Funtelpa), dos quatro territórios já trabalhados: Cabanagem, Icuí, Marituba e Benguí, farão parte da transmissão ao vivo dos jogos do Campeonato Paraense de Futebol 2020. Em todos as partidas televisionadas, os jovens selecionados aparecerão na telinha da TV e Portal Cultura no quadro “Cenas da Galera”.

Para essa nova fase, a coordenação do projeto selecionou dois participantes de cada um dos bairros já trabalhados. “Eles passaram por nossas oficinas de Comunicação Integrada e vimos talentos sendo despertados. Agora vamos ampliar essa experiência e eles poderão por em prática tudo o que aprenderam. Esse é mais um passo no ideal de transformação na vida dos jovens atendidos”, destacou a diretora de TV e do Cenas de Paz, Vanessa Vasconcelos.

Previamente, os oito jovens passaram por uma imersão focada na atuação em frente às câmeras. Os oficineiros Maicon Gomes e Vanessa Fortes os levaram para prática nas ruas de Belém, afinal o papel deles dentro da transmissão é a interação com o público na captação da participação do torcedor que está nas arquibancadas acompanhando os jogos do Parazão 2020.

“Os jovens do Projeto estão abraçando cada oportunidade que damos a eles, e essa não é diferente. Eles adoraram fazer os testes para o Cenas da Galera. Se divertiram muito, e também estão muito centrados para colocar em prática tudo o que aprenderam até agora. É um momento importante na vida e, futuramente, na carreira deles”, comentou a oficineira Vanessa Fortes, que será uma das tutoras em campo.

Os alunos escolhidos nesta primeira fase do Cenas da Galera foram: Mederiá Brandão e Rhuane Claudete do bairro da Cabanagem; Júlio Silva e Layse Esther, do bairro do Icuí; Vitória Patrícia e Jhonny William, de Marituba; e Eduarda Vales e Daniel do Nascimento, do Bengui.

Cenas de Paz

Até o momento o Cenas já atendeu cerca de 120 jovens.No ano de 2020, nos meses de março a maio, o Projeto chega aos territórios do Guamá, Jurunas e Terra Firme. Serão abertas 40 vagas em cada um desses bairros, para jovens de 14 a 20 anos. O Cenas de Paz é uma oficina de Comunicação Integrada, que orienta sobre Criação Audiovisual, Corpo e Voz, Câmera, Edição, Rádio e Web e tem como papel primordial de resgate da auto-estima e da cidadania, além de destacá-los como protagonistas sociais.