Início BACANA NEWS Celulares irregulares devem ser bloqueados no Pará e em mais 14 estados

Celulares irregulares devem ser bloqueados no Pará e em mais 14 estados

Compartilhar

Foto: Reprodução/EBC

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) inicia a última fase de bloqueio de celulares irregulares neste domingo (24) no Pará e outros 14 estados brasileiros. O bloqueio de aparelhos irregulares começou a ser feito no ano passado. Na época do anúncio, a Anatel estimou que cerca de um milhão de celulares irregulares funcionavam no país.

Celulares irregulares ou “piratas” são aparelhos que não tem o selo da Anatel, órgão fiscalizador e responsável pela realização de testes e garantir a compatibilidade dos aparelhos com a rede de telefonia brasileira. Também tem certificação estrangeira aceita pela agência ou são aparelhos que tiveram o IMEI (identificação do aparelho) modificado. Sem aprovação da Anatel, não é possível garantir a segurança dos aparelhos.

Para saber se seu aparelho está entre os que serão bloqueados, você pode verificar através do número do IMEI digitando *06# em seu aparelho. Com o número em mãos, acesse o site da Anatel e informe o IMEI para verificar se ele está regular ou não.

Celulares comprado fora do país de “fabricantes legítimos”, ou seja, marcas importantes no mercado e que não tenham sido impedidas de funcionar no país, continuaram a funcionar, pois elas possuem certificação internacionais de funcionamento.

Com informações do UOL e do DOL