Início BACANA NEWS CCJE estréia “Percursos Pela Paisagem” nesta quinta-feira (14)

CCJE estréia “Percursos Pela Paisagem” nesta quinta-feira (14)

Compartilhar
Facebook
Twitter

O ano de 2017 foi extremamente proveitoso para o Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), o espaço se consolidou como a casa de grandes mostras e revelou diversos artistas tanto dentro do quadro de servidores, quanto no universo das artes, em Belém.

Por isso, coroando este ano de descobertas e muitos caminhos artísticos, estréia nesta quinta-feira (14), a última exposição de 2017. “Percursos Pela Paisagem”, da servidora e artista plástica, Márcia Moraes.

A mostra vem para nos lembrar que a vida é feita muito mais dos caminhos que percorremos, das lembranças que criamos, do que dos pontos finais. Com sua delicadeza e técnica apurada, Márcia consegue ser tão precisa quanto sua agulha a pontilhar. Ela borda caminhos e conta histórias pessoais, que conversam com a vivência do espectador nos fazendo questionar se o que está ali exposto somos nós ou a artista.

O trabalho de Márcia Moraes é diverso, são fotografias, pinturas e bordados em ponto cruz, técnica que poderia se acomodar a paninhos de prato decorativos, mas que nas mãos certas, saíram do óbvio e exploraram a arte do retrato, criando peças que impressionam pela semelhança com a realidade.

“Eu desenho desde criança e um dia minha mãe resolveu me incentivar a estudar mais esse talento, fiz um teste para aprender pintura em um atelier e só tempos depois descobri que meu professor começou os ensinamentos pelo mais difícil que foi a pintura a óleo, mas a essa altura eu já estava apaixonada pelas telas e tintas” conta a artista.

Essa relação dela com a família, e com o espaço em que está inserida fica nítida na mostra. “Eu costumo dizer que a gente pinta o lugar onde queremos estar e meu trabalho é isso, recortes dos lugares que eu já estive, como o interior do Pará, e lugares que vivem dentro de mim para os quais me transporto quando to criando”, disse.

Essa é a 13º exposição da artista que estreou em 2001 com a mostra coletiva “Visões” em um shopping da cidade. Depois, ela expôs trabalhos em galerias de diversos órgãos públicos como Tribunal de Justiça do Estado e o próprio TRE do Pará. Fez exposições em locais privados como o antigo Hotel Hilton, levando seu trabalho também para o interior do estado com a mostra “A Arte presente na Fé” que foi montada no município de São João de Pirabas.

“O CCJE orgulha-se e em tê-la como parte de seu Grupo Gestor e de com ela, e por meio dela, poder presentear a todos com esses verdadeiros mimos que são os seus trabalhos” comentou Carla Coutinho, uma das servidoras que fazem parte da Gestão do Centro Cultural. “Vimos tantos artistas talentosíssimos passar por esse espaço este ano, viajamos por universos tão diversos, partindo do olhar ribeirinho no início do ano, aos povos de matriz africana, até retornarmos a nós mesmo com as obras da nossa Marcinha” salientou Carla.