sexta-feira, dezembro 5

Carlo Acutis: Igreja Católica celebra a canonização do primeiro santo da era digital

0
75

Marco histórico para a Igreja e juventude

A canonização do beato Carlo Acutis, conhecido como o ‘padroeiro da internet’, acontecerá no domingo, 7 de setembro, no Vaticano. O jovem, que faleceu aos 15 anos após ser diagnosticado com leucemia, será o primeiro santo da geração millennial.

Carlo ficou conhecido por usar seus conhecimentos de informática para evangelizar, criando um site que reunia informações sobre milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja. Desde pequeno, demonstrou uma fé intensa, participava diariamente da missa, rezava o terço e se dedicava a ajudar os mais pobres e marginalizados. Sua vida simples, mas profundamente devota, inspirou milhões de jovens pelo mundo.

Os milagres que levaram à canonização

O Vaticano atribuiu dois milagres a Acutis que o qualificaram para ser canonizado: a cura de uma criança brasileira com uma rara malformação do pâncreas e a cura de uma estudante costa-riquenha gravemente ferida em um acidente.

O segundo milagre envolveu a costa-riquenha Valeria Valverde, de 21 anos, que se feriu gravemente após um acidente de bicicleta em Florença, na Itália, em 2022. Seis dias após o acidente, a mãe de Valéria fez uma peregrinação à cidade de Assis para rezar pela cura da filha no túmulo do beato Carlo Acutis. Nesse mesmo dia, Valéria começou a respirar sozinha e, no dia seguinte, recuperou o uso dos membros superiores e recuperou parcialmente a fala.

Celebração e significado

Em Assis, onde o túmulo de Carlo Acutis atrai todos os anos centenas de milhares de peregrinos e curiosos, a diocese instalou telões para acompanhar a cerimônia e fretou um trem especial que transportará mais de 800 pessoas a Roma.

Com essa canonização, a Igreja Católica reafirma seu compromisso com os jovens. Carlo não usava batina nem tinha uma vocação sacerdotal: era um garoto comum que colocou Deus em primeiro lugar. E isso basta para ser santo.

Comments are closed.