Início BACANA NEWS Carajás Centro de Convenções é entregue à população em meio a grande...

Carajás Centro de Convenções é entregue à população em meio a grande festa

Compartilhar
Facebook
Twitter

Em meio a uma celebração multicultural, que reuniu danças indígenas, show com cantores regionais e espetáculos de dança, o Carajás Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha, em Marabá, sudeste do Estado, foi oficialmente inaugurado na última sexta-feira (15). Um dos maiores e mais modernos espaços do tipo no Brasil, o complexo abre para as regiões Carajás e Araguaia um leque de oportunidades dentro do turismo de eventos e negócios, como parte da política de integração do governo. A abertura reuniu grande número de pessoas, além de autoridades, empresários e políticos da região.

Na ocasião, o governador e secretários de Estado inauguraram o Centro Regional de Governo, que funciona nas dependências do Centro de Convenções. O objetivo é promover a governança compartilhada e aproximar a administração estadual das prefeituras dos 27 municípios que compõem as regiões Carajás e Araguaia. “É um braço do governo próximo de vocês que vem para ampliar o diálogo com os diversos segmentos da sociedade e elaborar políticas públicas que atendam diretamente as necessidades da população”, afirmou a secretária extraordinária de Municípios Sustentáveis, Izabela Jatene.

Prestando homenagem ao empresário Leonildo Borges Rocha, fundador das lojas Leolar, o Carajás Centro de Convenções surge para fortalecer a integração da região e promover o desenvolvimento a partir do turismo de negócios e eventos. “É preciso que a sociedade se apodere deste novo espaço, que a classe empresarial veja nele um local para promover a cultura e os negócios que geram emprego e renda”, defendeu o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.

Para Jatene, a construção do novo Carajás Centro de Convenções – obra que representa um investimento de R$ 31 milhões – foi um grande desafio, mas o maior será mantê-lo. “Este aqui é o ponto de partida de um processo que vai envolver as esferas pública e privada em torno do projeto de desenvolvimento a partir de um segmento que só cresce no Brasil e no mundo, que é o turismo de eventos e negócios. Este espaço tem envergadura para atrair eventos nacionais e internacionais e colocar Marabá e região na vitrine do mundo”, destacou o governador, que, após a inauguração, visitou as dependências do complexo.

O prefeito de Marabá, Tião Miranda (PTB), lembrou que o Centro de Convenções foi um sonho que começou a ser realizado quando ele foi deputado estadual. Hoje como gestor municipal, ele reconhece a conquista para toda a região. “Marabá ganha um espaço como poucos no Brasil. Isso mostra a visão estratégica de desenvolvimento do Estado, que, ao construir esse centro, nos coloca na rota internacional de eventos dos mais variados tipos – culturais, profissionais ou de negócios”, asseverou.

Para comemorar a inauguração do Carajás Centro de Convenções, subiram ao palco da grande arena do complexo (que tem capacidade para 10 mil pessoas) os cantores Joelma, Liah Soares, Lia Sophia, Nenzinha do Calypso e Pinduca. O quinteto de artistas regionais animou o público que lotou o espaço para cantar e dançar ao som de clássicos da música paraense. “Sou da região e posso dizer que estou com muito orgulho desse lugar. É uma felicidade ver que o governo do Estado investe tanto na nossa cultura e na economia por meio da promoção dos mais variados tipos de evento”, disse Liah Soares

Agenda

Ao chegar a Marabá, no início da tarde desta sexta-feira (15), o governador Simão Jatene visitou importantes obras do governo do Estado na cidade, antes de inaugurar o Centro de Convenções. Uma delas foi o bloco de saúde do campus da Universidade Estadual do Pará (Uepa), que está finalizado. O novo espaço tem capacidade para atender cerca de 250 alunos de oito turmas dos cursos de Medicina, Biomedicina e Engenharia Florestal. O prédio de três pavimentos foi construído em um terreno de 1,6 mil metros quadrados. Tem 12 salas de aulas gerais e mais seis para tutoria, além de espaço para as coordenações dos cursos de graduação. O local também é dotado de elevador e estrutura adaptada para pessoas com deficiência física.

A segunda vistoria foi na nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), que tem capacidade para atender cerca de 18 mil residências – ou 75 mil pessoas. “São investimentos nas áreas de educação e saneamento que geram impacto altamente positivo para a população de Marabá, uma cidade que cresceu e viu as demandas sociais também aumentarem. Em breve essas duas obras serão inauguradas e entregues à sociedade”, frisou Jatene.

Cidadania

Antes da inauguração, pela manhã, o Carajás Centro de Convenções abriu as portas para atender a população com serviços da Caravana Pro Paz Cidadania. Foi ofertada a emissão de documentos como carteira de identidade e CPF, identidade jovem e certidão de nascimento. Houve ainda atendimento jurídico, em parceria com a Defensoria Pública do Estado. A programação, que segue neste sábado (16), com a previsão de atender 2,4 mil pessoas, encerra a agenda da caravana em 2017, ano em que mais de 170 mil atendimentos foram feitos em 67 municípios percorridos.

Uma das pessoas que receberam atendimento no Centro de Convenções foi o estudante Carlos Silva Monteiro, 21 anos, que tirou a segunda via do Registro Geral (RG). O documento é fundamental para que ele faça o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e possa perseguir o sonho de cursar Medicina. “Fiquei dois anos sem identidade, porque, depois que perdi a primeira via, não conseguia emitir a segunda. Aqui fui rapidamente atendido, e com muita educação. Fiquei feliz quando soube da ação de cidadania, pois sabia que conseguiria”, contou, elogiando o novo Centro de Convenções. “É um lugar muito bonito e que representa prosperidade para a nossa região”.

Também ocorre no Carajás Centro de Convenções, como parte da programação de abertura, uma feira de artesanato com a participação de cerca de 40 expositores, integrantes do projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social de Marabá que promove, toda semana, feiras em diversos pontos da cidade. Uma das artesãs expositoras é Euzicleia de Oliveira, 35 anos, que levou ao evento peças em biscuit. A perspectiva com o novo espaço é a melhor possível, segundo ela. “Esse lugar, além de lindo e moderno, é uma nova casa para ampliarmos a cultura e movimentarmos a nossa economia. Dá um orgulho grande saber que Marabá ganhou um espaço como esse”, assinalou.

Multiuso

Localizado na Rodovia Transamazônica, à Folha 30, na Nova Marabá, o Carajás Centro de Convenções tem 13 mil metros quadrados de área construída em um terreno de mais de 33 mil metros quadrados, abrigando quatro grandes blocos modulados. Um deles é destinado exclusivamente a feiras, grandes shows e convenções, com 4,8 mil metros quadrados e capacidade para abrigar mais de dez mil pessoas, com palco fixo de 200 metros quadrados, dois camarins, copa, banheiros e toda a estrutura e segurança necessárias para receber grandes eventos.

O segundo bloco, com andar superior e térreo, abriga ambientes climatizados como área administrativa, praça de alimentação, restaurante e lanchonete. O terceiro prédio contempla um teatro com mil lugares e uma sala multiuso de mil metros quadrados com capacidade para 400 pessoas e que pode ser subdividida em dez espaços menores, com 40 poltronas cada.

No quarto espaço há um auditório com capacidade para 520 pessoas. Adaptável, ele pode ser dividido em cinco células de 104 lugares cada, com divisórias removíveis, isolamento acústico, além de palco, área de circulação e amplo estacionamento. Os investimentos na obra chegam a R$ 31 milhões.