Início BACANA NEWS Câmara de Vereadores aprova projeto do executivo que dá descontos para contribuintes...

Câmara de Vereadores aprova projeto do executivo que dá descontos para contribuintes de Santarém

Compartilhar
Facebook
Twitter

Foto: Reprodução

Por Portal OESTADONET

A Câmara de Vereadores de Santarém aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira (29), Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, instituindo o Programa de Recuperação Fiscal (Prorefis), que concede descontos aos contribuintes em atraso com seus pagamentos junto ao Tesouro Municipal. O vereador Valdir Matias Jr. (PV), que foi relator da matéria na 2ª Comissão de Finanças, Contas, Constituição, Justiça e Redação (CCJ), explicou que o cidadão pode fazer a adesão ao programa e obter descontos nos juros de mora, multa de mora e multa punitiva, que variam entre 40% a 100% de descontos, além de também poder parcelar seus débitos em até 12 vezes. Lembrando que o desconto de 100% é para quem optar pelo pagamento em parcela única e 40% para a liquidação em até 12 vezes.


O programa possibilita o pagamento de créditos da Fazenda Pública, de contribuintes inscritos ou não em Dívida Ativa, cujos vencimentos tenham ocorrido até o dia 31 de dezembro de 2018. O cidadão interessado em participar do programa pode fazer sua adesão dentro do prazo a partir do 1º dia útil após o início da vigência da lei, que deverá ocorrer nos próximos dias com a sanção do projeto pelo prefeito Nélio Aguiar. O cadastro será feito na Divisão da Dívida Ativa do Município. “Os descontos e parcelamentos serão concedidos de acordo com a dívida e capacidade de pagamento de cada contribuinte. Lembrando que tem um valor mínimo da parcela que é de 50 UFM’s, para pessoa física, e 200 ou 300 UFM’s, para pessoa jurídica, dependendo da quantidade de parcelas”, destacou o vereador Valdir Matias Jr.

O Prorefis é uma chance para as pessoas que não tiveram oportunidade de pagar a conta no início do ano de quitar seus débitos e ficar adimplente junto ao município. Ele estabelece critérios excepcionais para quitação de créditos de natureza tributária e não tributária, incluindo as dívidas com a administração indireta, além do parcelamento e desconto das multas com outras secretarias.