quinta-feira, novembro 13

Bolívia e Brasil: Uma Nova Era de Parceria Estratégica em 2025

0
128

Introdução

As relações com a Bolívia são prioritárias para o Brasil, abrangendo iniciativas em diversas áreas como cooperação energética, cooperação fronteiriça e combate a atos ilícitos transnacionais. Os dois países compartilham a maior fronteira do Brasil, com 3.423 km de extensão.

Desenvolvimento das Relações Bilaterais

Em julho de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou um encontro bilateral com o presidente Luis Arce, destacando o potencial para integração física e expansão de negócios em gás natural, fertilizantes e outras áreas. Durante a reunião, os líderes discutiram a expansão das relações bilaterais e cooperação para fomentar o desenvolvimento econômico mútuo.

Um dos acordos importantes assinados entre Brasil e Bolívia visa fortalecer as operações de fronteira para combater o tráfico de drogas e pessoas.

Cooperação Econômica e Comercial

O Brasil é o principal destino das exportações bolivianas, principalmente devido à venda de gás natural, e a segunda fonte de importações do país. As relações econômicas com o Brasil têm impulsionado o desenvolvimento boliviano, através da presença econômica brasileira no país, investimentos e remessas de imigrantes. As exportações brasileiras para a Bolívia são compostas principalmente por produtos manufaturados, com destaque para fio-máquina e barras de ferro e aço, preparados para bebidas, máquinas de terraplanagem e perfuração e polímeros.

Projetos de Integração

O governo Lula implementou o projeto Rotas de Integração Sul-Americana, que visa conectar os países do continente aos oceanos Atlântico e Pacífico. A construção da Ponte Internacional do Mamoré está programada para começar no segundo semestre de 2025, com detalhes da licitação ainda sendo finalizados.

Perspectivas Futuras

Os principais eixos de integração econômica com o Brasil são a integração produtiva no setor energético e os projetos de infraestrutura regional. Devido à sua localização geográfica na América do Sul Central, a Bolívia é uma parceira privilegiada para a melhoria da infraestrutura de integração física regional.

Comments are closed.