Início BACANA NEWS Aumenta em 134% a busca por testamentos durante a pandemia

Aumenta em 134% a busca por testamentos durante a pandemia

Compartilhar

Foto: Reprodução

Os testamentos realizados em Cartórios de Notas de todo o Brasil apresentam aumento nos últimos meses. O crescimento chegou a 134% na comparação entre os meses de abril e julho de 2020. Segundo os dados do Colégio Notarial do Brasil, o aumento começou após o início da pandemia em março e continuam crescendo em todo o país. Em números, o Brasil passou de 1.249 testamentos em abril para 2.918 em julho.

Segundo a professora de direito da Unama, Agatha Santana, o documento é a manifestação final dos desejos de um indivíduo. “O testamento é o ato de última vontade que uma pessoa tem dentro da forma da lei, de fazer por excelência o planejamento familiar, ou planejamento sucessório, de quando ela vir a falecer. Ou seja, de como ela quer que sejam tratados os bens dela e como ela deseja que seja partido o seu patrimônio”, explica.

Os dados mostram uma crescente preocupação das pessoas em garantir que suas vontades sejam cumpridas em caso de morte. Tabeliães também relatam aumento na busca por orientações sobre os atos por idosos, profissionais da saúde e até mesmo jovens, que fazem parte do grupo de risco da Covid-19. Existem 4 tipos de testamentos e para a professora Agatha Santana o documento é ideal para quem deseja fazer um planejamento sucessório.

“Até o presente momento ele é o instrumento mais seguro que nós temos de fazer um planejamento familiar. Se uma pessoa entenda que vai partir em breve, que ela estaja doente ou mesmo pra se sentir mais segura ou confortável tem essa possibilidade de fazer o chamado planejamento sucessório”, ressalta a peofessora.

Desde o final de maio, com a edição do Provimento nº 100, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os atos passaram ser realizados de forma online, por meio da plataforma e-Notariado. O ambiente virtual oferece toda a estrutura necessária para a realização remota dos atos de transferência de bens, com as mesmas garantias e seguranças do processo presencial.