Início BACANA NEWS Arrastão do Círio acontece neste sábado

Arrastão do Círio acontece neste sábado

Compartilhar

Fonte: G1 Foto:Fernando Sette Câmara

Será  neste sábado (13) o Arrastão do Círio logo após a chegada do Círio Fluvial, porém, a concentração para o Arrastão começa às 9h, na avenida Boulevard Castilhos França, em frente à Praça dos Estivadores.

 Celebrando os brinquedos populares de miriti, o Arrastão simula uma extensão da romaria fluvial, conduzindo a barca “Rainha das Águas” e vários barquinhos de miriti pelas ruas do centro histórico de Belém. A embarcação foi incorporada à manifestação em 2012 para substituir a cobra de miriti que até então era a figura central do cortejo, mas mantém a homenagem aos brinquedos populares tradicionais do período do Círio de Nazaré, que representam de forma lúdica o trabalho do homem na floresta amazônica.

Também estarão presentes no cortejo alguns dos personagens mágicos do imaginário ribeirinho, como o sol, a chuva, os pássaros míticos, a vitória-régia, a iara, o boto, entre outros, representados pelos pernas-de-pau do Batalhão da Estrela. O Arrastão termina na Praça do Carmo, com os participantes ao redor da barca “Rainha das Águas”, exaltando a ancestralidade dos povos amazônicos. Após o cortejo, a banda Arraial do Pavulagem comanda a festa na Praça, apresentando em seu repertório as músicas do novo disco “Caeté Camará” e as canções clássicas que contam a história dos mais de 30 anos do grupo musical.

O “Arrastão do Círio 2018” é realizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem, com o patrocínio da Vale, e conta com o apoio institucional da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL), da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Tó Teixeira e do Projeto Aliança Pela Paz.

Serviço

Arrastão do Círio 2018, neste sábado, 13, concentração a partir das 9h na Praça dos Estivadores. Saída do cortejo após a chegada da Romaria. Fluvial do Círio de Nazaré. Trajeto pelo centro histórico de Belém até a Praça do Carmo.