Início BACANA NEWS Arcon define convênio para fiscalização do fornecimento de energia elétrica no Pará

Arcon define convênio para fiscalização do fornecimento de energia elétrica no Pará

Compartilhar
Facebook
Twitter

Foto: Ascom / Arcon

Com informações da Arcon

A qualidade dos serviços prestados no fornecimento de energia elétrica à população do Pará passará a ser fiscalizado pela Agência de Regulação e Controle de Serviços Púbicos do Estado (Arcon-Pa), por meio de um convênio que será firmado em breve com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Recentemente, a equipe técnica da Arcon-Pa foi a Brasília para discutir as metas do acordo junto a Aneel e definir o contrato entre as agências que deve ser firmado logo nos primeiros meses de 2020.

Com a efetivação do convênio, a Arcon-Pa poderá atuar na conciliação e controle dos serviços prestados pela Equatorial Energia Pará (Celpa), para exigir qualidade no fornecimento de energia ao consumidor paraense. O diretor-geral da Arcon-Pa, Eurípedes Reis, explica os benefícios que o convênio irá trazer.

“Nós acreditamos que a parceira entre Arcon-Pa e Aneel vai garantir celeridade na solução dos conflitos entre consumidor e a empresa fornecedora de energia elétrica, buscando maior satisfação ao usuário paraense que passará a ter um suporte local para a resolução do problema, garantido uma resposta mais rápida às reclamações do consumidor”, afirma Eurípedes.

O gerente do Grupo Técnico de Energia da Arcon-Pa, Rafael Costa, revela que os usuários que tiverem alguma negociação ou denúncia junto a Equatorial Energia Pará (Celpa) precisarão primeiramente dar entrada com a questão denunciada no protocolo da empresa e, caso não seja resolvida a reclamação, o consumidor passará a contar com suporte da Arcon-Pa.

“A agência vai intermediar a conciliação e, em terceira instância, o usuário poderá reclamar para a Aneel. Esclarecemos que a questão tarifaria não fará parte do convênio firmado”, explica Rafael.

Após esta etapa de treinamento junto a Aneel, em Brasília, será definida uma data para a assinatura do convênio que entrará em vigor a partir de 2020.