Início BACANA NEWS Alunos da rede pública vão ajudar nas romarias do Círio

Alunos da rede pública vão ajudar nas romarias do Círio

Compartilhar
Facebook
Twitter

Um exército de 5.500 voluntários da Cruz Vermelha, que inclui estudantes das escolas públicas estaduais, dará atendimento de primeiros socorros aos romeiros e peregrinos durante o Círio 2017. Alunos do Ensino Médio e de cursos técnicos em Enfermagem, Logística, Informática, Administração, Podologia, entre outros, farão os primeiros socorros, distribuição de água e alimentos para os peregrinos e darão suporte de logística para garantir abastecimento dos postos de atendimento aos fiéis.

O Círio é a oportunidade de praticar amor e solidariedade. Mesmo quem não é católico, tem a chance de ajudar o ser humano no momento em que ele mais precisa. É com esse espírito que a estudante de Segurança do Trabalho, Joice Lima, da Escola Técnica Estadual Deodoro de Mendonça, no bairro de Nazaré, estará neste Círio. Ela, que é evangélica, participa como voluntária junto com outros 100 estudantes da escola Deodoro de Mendonça. “Para mim, a religião não é barreira. O Círio é uma oportunidade de poder cuidar das pessoas com amor”, comenta.

Os estudantes participaram de treinamento ministrado por enfermeiros, técnicos de enfermagem e instrutores da Cruz Vermelha, que dura cerca de quatro horas, sobre noções básicas de primeiros socorros, necessárias para os atendimentos durante o Círio.

Jonatas Sousa, que também é aluno do curso Técnico de Segurança do Trabalho, disse que não tem religião e que o principal objetivo de ser voluntário é pela questão complementar à sua formação profissional e também de solidariedade. “No nosso curso temos disciplinas de primeiros-socorros e remoção de pacientes, mas durante as romarias vamos poder ter uma experiência prática fantástica”, disse.

Segundo o coordenador do curso de Logística, Jorge Marcelo Pereira Batista, a Escola Deodoro de Mendonça será ainda responsável por toda a logística dos 21 postos de atendimento da Cruz Vermelha durante as romarias.

Atendimento aos peregrinos

Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é a maior procissão católica do Brasil, que reúne anualmente milhões de romeiros em uma caminhada de fé, em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. Muitos promesseiros chegam a Belém de outros municípios paraenses caminhando, e é nesse percurso que o voluntariado faz a diferença, com professores e alunos que estarão a postos para semear solidariedade.

A Escola Estadual de Formação Profissional Dom Aristides Pirovano, em Marituba, realizará nesta quinta e sexta-feira, 5 e 6 de outubro, acolhida aos romeiros durante a peregrinação que antecede a Transladação do Círio de Nazaré.

Alunos do curso Técnico em Enfermagem terão a prática do conhecimento adquirido em sala de aula, atendendo aos romeiros de vários lugares como: Benevides, Mosqueiro, Santa Bárbara, Santa Izabel, Castanhal, Igarapé-Açu, Viseu, Ourém, Magalhães Barata, Traquateua e outros da região nordeste do Pará, com atividades assistenciais como: verificação de sinais vitais, curativo e massagem, além de fornecerem alimentação como: água, sucos, frutas, mingau, sopa, café com leite, biscoitos, entre outras.

Na Escola Estadual Costa e Silva, no bairro do Souza, na Avenida Almirante Barroso, na entrada de Belém, gestores de oito Unidades Seduc na Escola (USE) estarão junto com professores e estudantes em atendimento aos romeiros. O posto de atendimento terá cerca de 40 estudantes e dois médicos. O atendimento iniciou às 6h desta quinta-feira, 5, e encerrará à meia noite de sexta-feira, 6, após a passagem da última procissão pela via onde fica localizada a escola.

Texto:
Kátia Aguiar