Início BACANA NEWS Alter do Chão contará com campanha ambiental ao longo do Çairé 2019

Alter do Chão contará com campanha ambiental ao longo do Çairé 2019

Compartilhar
Facebook
Twitter

Foto: Júlio César Antunes/Agência Santarém

Por Agência Santarém

A programação do Çairé 2019, que ocorre entre os dias 19 a 23 de setembro, contará com a campanha ambiental “A praia é nossa. O lixo é seu”. Os últimos detalhes da mobilização foram definidos na tarde desta terça-feira (10), no Centro Comunitário do Distrito de Alter do Chão. 

A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente/Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam) e Secretaria Municipal de Educação (Semed)/Escola do Parque; em parceria com o Governo do Estado do Pará/Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); Cooperativa de Reciclagem de Santarém (Coopresan); Conselho Comunitário de Alter do Chão; Agência Distrital de Alter do Chão (ADA); Associação de Barraqueiros de Alter do Chão; Associação de Catraieiros de Alter do Chão e Associação de Lancheiros de Alter do Chão. 

Aproximadamente 200 pessoas que trabalham com os serviços de catraia, lancha e barraca serão mobilizadas. Usando camisas com mensagens ambientais, os trabalhadores serão multiplicadores de informações para os cuidados com as belezas naturais da área balneária. 

“Nesse período, Alter receberá uma movimentação intensa de pessoas e precisamos do apoio de toda a população para os cuidados com o seu lixo. A iniciativa é bastante positiva. Isso vai ajudar a amenizar principalmente a elevada quantidade de plástico que é despejada ao longo da praia”, disse o presidente do Conselho Comunitário de Alter do Chão, Júnior Sousa.

“A campanha vai chamar a atenção especialmente da destinação correta dos resíduos, mas também abordará assuntos como a poluição sonora, queimadas, proibição de animais domésticos e circulação de veículos nas praias”, destacou a secretária de meio ambiente Vânia Portela.

Na Praça 7 de Setembro, uma barraca será montada. Lá ocorrerão atividades lúdicas de educação ambiental. Ao longo do Distrito, mensagens em balões trarão alertas sobre os cuidados com Alter do Chão.