Início BACANA NEWS Agroindústria de farinha dá novas perspectivas de mercado a produtores na região...

Agroindústria de farinha dá novas perspectivas de mercado a produtores na região da PA-370

Compartilhar
Facebook
Twitter

Foto: Ascom Emater/Divulgação

Por G1 Santarém

A implantação de uma agroindústria de farinha de mandioca na região da rodovia Curuá-Una (PA-370), em Santarém, no oeste do Pará, passou a possibilitar que os moradores tenham novas perspectivas de mercados para escoamento do produto regional com certificação. A microempresa foi construída na comunidade Paxiubinha.

Esta é a primeira agroindústria da região e foi construída com apoio técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) na casa do produtor José Acrisio.

O produtor já conta com cadastro na Secretaria do Estado da Fazenda (Sefa) para emissão de notas fiscais. A certificação da produção foi emitida pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).

Durante o período de implantação, os técnicos da empresa orientaram o produtor de farinha sobre sistema de produção, adequação dos equipamentos da agroindústria, construção de sumidouro para destinação dos resíduos, coleta e análise de água, alvará de funcionamento, entre outros.

De acordo com o produtor José Acrísio, a casa de farinha de sua propriedade é limpa, organizada e atende todas as normas dos órgãos fiscalizadores. Ele pretende vender a produção para grandes redes de supermercados.

“Como eu comercializo a produção, que é destinada a escolas municipais da região, eu preciso estar regularizado. Contei com o apoio da minha família na construção da casa e também na produção da farinha. É um trabalho conjunto”, explica Acrísio.

Na casa de farinha do seu Acrísio há um sistema que separa o líquido do tucupi para ser utilizado como adubo para outras culturas frutíferas que estão dentro da propriedade como banana e laranja.

Para o engenheiro de alimentos Elton Ferreira, o apoio aos produtores é constante e a orientação quanto a agroindústria de farinha começou com a necessidade de o produtor estar regularizado junto aos órgãos de fiscalização.

Ferreira explica, também, que para iniciar as atividades numa casa de farinha, o produtor necessita da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Cadastro Ambiental Rural (CAR). A Emater de Santarém está com projetos em andamento para orientação relacionado à certificação de produtores de polpa de frutas.

O Regional Santarém orienta os produtores da região em sua maioria extrativistas, ribeirinhos, pescadores artesanais e agricultores tradicionais em relação a acesso aos créditos rurais, emissão DAP, CAR, além de comercialização direta aos produtores através de cooperativas, desenvolvimento rural agroecológico e implantação de tecnologias de base agroecológicas. As ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) são acompanhadas de perto equipe de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação (AMA), também do Regional.