Início BACANA NEWS Acidentes domésticos e de trânsito lideram atendimento a idosos em três hospitais

Acidentes domésticos e de trânsito lideram atendimento a idosos em três hospitais

Compartilhar
Facebook
Twitter
No Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, os números saltam para mais de 4.300 atendimentos a idosos, durante o mesmo período, com acidentes de trânsito e quedas liderando a lista dos principais motivos. O diretor Operacional da Pró-Saúde no Pará, Paulo Czrnhak (foto), explica que é primordial disseminar informação sobre os cuidados necessários para com o idoso, para que, assim, possam ser tomadas as atitudes certas para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. FOTO: CLÁUDIO SANTOS / ARQUIVO AG. PARÁ DATA: 06.10.2017 MARABÁ - PARÁ

Três hospitais públicos do Pará registraram mais de 8.600 atendimentos a pessoas idosas entre 2015 e agosto de 2017. Entre as principais ocorrências estão os acidentes domésticos, como quedas, e acidentes de trânsito.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, recebeu 2.886 desses pacientes, o equivalente a 33%. Lá, os idosos representam a maioria dos atendimentos de acidente vascular cerebral (AVC) e cirurgia eletiva nas especialidades de Cirurgia Geral (pedra na vesícula), Urologia (problemas na próstata), Oftalmologia (catarata) e Ortopedia (fratura de fêmur por queda).

Os acidentes de trânsito e doméstico também estão entre os principais motivos de atendimento a esse público na unidade. Foi o que aconteceu com Francisco Mendes do Nascimento, de 91 anos, que foi admitido na unidade por conta de uma queda sofrida em casa. “O atendimento do hospital é bom. Fui acompanhado direitinho e a comida é boa. Ainda sinto dores, mas é natural da recuperação”, disse o morador do município de Jacundá.

No Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, os números saltam para mais de 4.300 atendimentos a idosos, durante o mesmo período, com acidentes de trânsito e quedas liderando a lista dos principais motivos.

O clínico médico do HRSP, Marcelo Medeiros, orienta que o uso de barras de apoio no banheiro é fundamental para prevenir quedas dentro de casa, bem como, atentar para pisos molhados e adequar degraus de escadas. Ele também comenta que é importante ingerir alimentos ricos em cálcio e praticar regulamente atividade física para prevenir a osteoporose.

“É importante que o idoso pratique atividade física, mas com orientação profissional, para que saiba o tipo de atividade apropriada para ele. Geralmente a caminhada já é suficiente: todo dia, uma hora por dia”, recomendou o médico.

Hábitos saudáveis

Além de fortalecer a estrutura óssea, a alimentação balanceada ajuda a evitar ou controlar patologias como o diabetes e a hipertensão arterial, fatores de risco para doenças do coração e acidente vascular cerebral. Nesse sentido, é preciso reduzir a ingestão de frituras, alimentos ricos em sal, açúcar e carboidrato e, ao mesmo tempo, aumentar a quantidade de frutas, verduras e legumes.

“Para quem já tem histórico de diabetes e hipertensão na família, desde novo é preciso procurar o posto de saúde, fazer exame e equilibrar a alimentação, diminuindo o açúcar. Uma velhice saudável depende muito do estilo de vida quando se é mais jovem”, afirmou Marcelo Medeiros.

E foi uma doença comum em pessoas idosas que fez o autônomo Walter Lopes Monteiro, de 63 anos, morador de Castanhal, procurar atendimento em um hospital. Diagnosticado com cardiomegalia, mais conhecida como coração grande, e pneumonia, Walter foi transferido para Belém para continuar o tratamento no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), onde está internado há 14 dias. “Graças a Deus estou sendo bem atendido e já estou muito melhor. Melhor atendimento do que esse não tem”, afirmou o idoso.

No período de 2015 a agosto deste ano, a unidade atendeu cerca de 1.500 idosos, a maioria com pneumonia e insuficiência cardíaca.

Cuidador de idoso

Pensando em qualificar pessoas para zelarem e atenderem de forma adequada os idosos do município de Belém, bem como, ofertar à comunidade de baixa renda uma oportunidade de capacitação profissional, totalmente gratuita, em janeiro de 2017, o Hospital Galileu iniciou o curso profissionalizante de Cuidador do Idoso.

A iniciativa já formou 116 pessoas, que aprenderam sobre ética e orientação profissional; o papel social do cuidador de idoso; políticas públicas e direitos do idoso; fatores psicossociais do processo de envelhecer; atividade física na terceira idade e noções básicas de primeiros socorros, entre outros assuntos.

Paulo Czrnhak, diretor Operacional da Pró-Saúde no Pará, que administra esses hospitais sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), explica que é primordial disseminar informação sobre os cuidados necessários para com o idoso, para que, assim, possam ser tomadas as atitudes certas para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

“Quando a pessoa está envelhecendo, requer atenção e cuidado, e para isso, é necessário orientação. Como entidade beneficente, que prima pela humanização, nos comprometemos a disseminar as boas práticas de como melhorar a qualidade de vida do idoso, e assim, atuar em prol de uma sociedade mais saudável”, comentou o diretor.