sexta-feira, janeiro 2

Acidente de Trem em Machu Picchu: Tragédia na Rota Turística do Peru

0
5

Colisão Fatal na Rota para Machu Picchu

Uma tragédia abalou a principal rota turística do Peru na tarde de terça-feira, 30 de dezembro de 2025. Um acidente trágico ocorreu na rota para Machu Picchu, especificamente no setor de Pampacahua, Km 94, envolvendo dois trens operados pelas empresas Inca Rail S.A. e PeruRail S.A. A colisão entre trens ocorreu por volta as 13h20 no horário local (15h20 no horário de Brasília).

Vítimas e Brasileiros Afetados

A colisão resultou na morte do maquinista e deixou mais de 70 pessoas feridas, a maioria turistas. A vítima foi identificada como Roberto Cárdenas, maquinista que conduzia a locomotiva da empresa Inca Rail. Entre os feridos estão pessoas de diversas nacionalidades, incluindo brasileiros. A lista de feridos inclui: Peruanos: 20 Americanos: 17 Australianos: 6 Colombianos: 6 Chilenos: 4 Espanhóis: 4 Chineses: 3 Brasileiros: 2 Japoneses: 2 Polonês: 1

Relato de Turista Brasileira

Entre os passageiros, uma brasileira viveu o susto em primeira mão: Laís Torgeski, de Rondônia, registrou os momentos do choque e a resposta das equipes de socorro. Conforme o relato de Laís, o grupo de nove pessoas embarcou por volta das 12h35, no trajeto de Cusco a Machu Picchu, com destino ao sítio arqueológico. A brasileira descreveu o susto, dizendo que o trem bateu com força intensa e que objetos se espalharam pelo interior do veículo.

Operações de Resgate e Suspensão do Serviço

O governo peruano informou que o transporte ferroviário para Machu Picchu foi temporariamente suspenso para permitir o resgate das vítimas. Os feridos foram encaminhados para hospitais na região de Cusco. Uma dúzia de ambulâncias e pessoal médico foram levados às pressas para o local, numa área andina remota, sem acesso rodoviário direto. As causas do acidente serão investigadas.

Importância de Machu Picchu e Segurança

Machu Picchu é Patrimônio Mundial desde 1983 e recebe, em média, milhares de visitantes diários, muitos deles estrangeiros. Este acidente ressalta a necessidade crítica de protocolos de segurança rigorosos nas ferrovias que transportam turistas para um dos destinos mais visitados da América do Sul. Incidentes na linha já ocorreram anteriormente, como em 2018, quando houve uma colisão semelhante que deixou dezenas de feridos. Para os viajantes que planejam visitar o sítio arqueológico, é fundamental acompanhar as atualizações das autoridades peruanas sobre a retomada dos serviços ferroviários e as medidas de segurança implementadas após este trágico incidente.

Comments are closed.