Início DESTAQUE A presença dos jovens profissionais no mercado industrial

A presença dos jovens profissionais no mercado industrial

Compartilhar
Foto: Arquivo Vale

Cerca de mil profissionais estão sendo capacitados atualmente pela Vale no Pará. Dentro do Programa Portas de Entrada estão quatro subprogramas. O de estágio é dividido entre os alunos do ensino superior e os do técnico, além do estagiário 40 horas, voltado para a indústria.

Há também o Jovem Aprendiz, que abrange aqueles que buscam a oportunidade de adquirir a teoria e a prática dentro da empresa. O programa de formação profissional, por sua vez, foi desenvolvido pela Vale para capacitar especificamente aqueles que não têm experiência, ou mesmo quem teve capacitação técnica e quer exercer uma função.

O analista de Recursos Humanos da empresa e responsável pelo programa, Lucas Lourenço, explica como funciona as aprendizagens. “Há a formação profissional do trainee operacional e do trainee técnico operacional, que já tem nível técnico. Nos dois casos, elas são capacitadas para uma função específica dentro da empresa, e a premissa do programa, principalmente no que diz respeito ao trainee operacional, é agregar pessoas que não têm experiência”, disse.

“Então, nós formamos operadores, como no ano passado, em que tivemos uma turma com 97 operadoras mulheres. É bem abrangente”, afirma o analista de RH.