Início BACANA NEWS A pedido de Moro, PF investiga Lula por ‘crime contra a honra’...

A pedido de Moro, PF investiga Lula por ‘crime contra a honra’ de Bolsonaro

Compartilhar
Facebook
Twitter

Foto: Sérgio Lima/Poder360 – 18.fev.2020

Por Sabrina Freire, Poder360

Por determinação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, a Polícia Federal abriu 1 inquérito para apurar declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra o presidente Jair Bolsonaro.

Segundo o Ministério da Justiça informou ao Poder360, Lula é investigado por “possível crime contra a honra do presidente da República”. O inquérito foi aberto “assim que Lula deixou a prisão” com base na Lei de Segurança Nacional e no Código Penal.

Em discurso em 9 de novembro, 1 dia depois de deixar a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, o ex-presidente afirmou que Bolsonaro governava para milicianos. O ato foi em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP).

Em 23 de novembro, o ex-presidente chamou Bolsonaro de “miliciano” em vídeo destinado aos movimentos MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) e MAR (Movimiento de Afectados por Represas en Latinoamérica), no qual os convocou para lutar contra o governo.

Devido às investigações, Lula foi interrogado pela PF na manhã desta quart-a-feira (19) no aeroporto de Brasília. O depoimento à PF foi revelado pelos deputados Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do PT, e Paulo Pimenta (PT-RS), que acompanharam Lula.

Segundo Gleisi, a audiência não foi divulgada porque o inquérito tramita em segredo de Justiça. A presidente nacional do PT chamou de “absurda” o interrogatório de Lula pedido para o inquérito.

“Já tem 1 erro, no ponto de vista jurídico, porque sobre a questão de honra não é a Lei de Segurança Nacional que dá guarita para se fazer 1 inquérito desse tipo. Segundo, que é uma displicência utilizar a Lei de Segurança Nacional, uma lei do regime militar, para cercear a liberdade de expressão de 1 ex-presidente da República. Lula fazia uma avaliação política a respeito do que estava acontecendo. Nós consideramos absurda a audiência de hoje e absurda a atitude do ex-juiz Sergio Moro de estar se utilizando da Lei de Segurança Nacional pra isso”, disse Gleisi.

Para Paulo Pimenta, a intimação para o interrogatório “foi claramente uma tentativa de intimidação do ex-presidente Lula”.

Gleisi disse que 0 depoimento foi bem curto e o petista respondeu às perguntas “tranquilamente”. “Aliás, ele questionou porque esse posicionamento não foi colocado por outras lideranças do governo, ou pelo próprio juiz quando o filho do presidente, Eduardo Bolsonaro, disse que poderia fechar o Supremo Federal com 1 cabo e 1 soldado . Aí sim poderia caber a Lei de Segurança Nacional”, disse.

Nesta quarta-feira (19), Lula também prestou depoimento no processo, derivado das investigações da operação Zelotes, no qual é acusado pelo crime de corrupção passiva por supostamente ter beneficiado empresas do setor automobilístico, por meio da Medida Provisória 471, em troca de propina. Ele rebateu delação de Palocci e negou ter negociado ou recebido vantagens indevidas.