Início BACANA NEWS A gratuidade do Pix e suas novas funcionalidades

A gratuidade do Pix e suas novas funcionalidades

Compartilhar
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Gestores do Banco Central afirmaram que o novo sistema de pagamentos, o Pix, continuará gratuito para Pessoas Físicas e também falaram sobre novos produtos e funções que o sistema disponibilizará a partir do ano que vem.

Terá gratuidade para Pessoas Físicas, mas Pessoas Jurídicas serão tarifadas no futuro. Inicialmente, empresas e estabelecimentos comerciais podem usar o sistema gratuitamente, mas a partir de 2021 haverá cobrança de taxas.

O objetivo do BC é reduzir custos e criar um melhor ambiente de negócios e garantir uma melhor eficiência econômica. Ainda sobre o Pix, é possível que o governo crie tributos para transações feitas. Essa decisão não tem relação com o sistema em si, mas com políticas econômicas do governo.

A cobrança não seria do sistema, mas do governo. Entre as novas funcionalidades está o Saque Pix, que vai permitir ao usuário retirar dinheiro físico no comércio, junto com sua compra.

É uma conveniência para o consumidor e é interessante para o estabelecimento comercial, porque reduz o custo com gestão e segurança do numerário. Também o QR Code Offline, que vai permitir que uma pessoa inicie um pagamento mesmo sem estar conectada à internet.

Além do Pix Garantido, uma associação do Pix Agendado com a garantia de recebimento, a garantia de que o recebedor vai receber o valor na data acordada mesmo que o pagador não tenha o dinheiro em conta ou cancele a operação.