terça-feira, janeiro 20

Variante Stratus do COVID-19: Nova onda de casos preocupa especialistas em saúde pública

0
108

Aumento de Casos e Nova Variante

Uma nova onda de COVID-19 está se espalhando pelos Estados Unidos, impulsionada pela variante XFG, conhecida como “Stratus”, que está causando infecções de costa a costa.

A variante Stratus, que foi detectada pela primeira vez em janeiro deste ano, é uma ramificação altamente contagiosa da variante Ômicron e atualmente responde por três quartos dos casos de COVID nos Estados Unidos, segundo o CDC.

Situação Atual e Transmissão

Os dados mostram que as infecções por COVID-19 estão aumentando em quase metade dos estados americanos, principalmente no Oeste e Sul, com um aumento significativo nas visitas a prontos-socorros devido à COVID em todas as faixas etárias.

Pesquisadores acreditam que a variante surgiu através da recombinação de linhagens anteriores da Ômicron, conferindo mutações que podem torná-la mais transmissível e capaz de evadir a imunidade.

Sintomas e Gravidade

Os sintomas da variante Stratus incluem congestão, tosse, febre, coriza, fadiga e dores musculares, similares às variantes anteriores. Especialistas notam um aumento nos casos de dor de garganta, especialmente em idosos que não foram vacinados no ano passado, além de uma gama mais ampla de sintomas, incluindo problemas gastrointestinais, embora a maioria dos casos permaneça leve.

Vacinação e Prevenção

A FDA autorizou novas vacinas contra COVID-19 com restrições específicas, disponibilizando-as para pessoas com mais de 65 anos e indivíduos com pelo menos uma condição de saúde que os coloque em maior risco de COVID grave. Embora a OMS tenha colocado a XFG em sua lista de observação, a variante foi considerada de “baixo” risco para a saúde pública em junho, e as vacinas atualmente aprovadas contra COVID-19 devem permanecer eficazes contra esta variante.

O CDC continua recomendando que pessoas doentes fiquem em casa e longe de outras pessoas. Qualquer pessoa com risco de doença grave deve procurar tratamento e teste.

Comments are closed.