Desfile da Independência em Brasília celebra soberania nacional com grande participação popular

Celebração histórica reúne milhares na capital federal
O Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, realizado neste domingo na Esplanada dos Ministérios em Brasília, atraiu um público estimado de 45 mil pessoas. O evento, que teve como tema central “Brasil Soberano”, marcou as comemorações dos 203 anos da Independência do Brasil.
Programação diversificada e participação presidencial
A celebração foi estruturada em três eixos temáticos principais: Brasil dos Brasileiros, COP30 e Brasil do Futuro, além da tradicional apresentação das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Forças Aéreas).
O presidente Lula e a primeira-dama Janja da Silva chegaram ao evento no tradicional Rolls-Royce presidencial, sendo recebidos na tribuna das autoridades pelo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e pelos comandantes das três Forças Armadas.
Destaques culturais e ambientais
O segmento dedicado à COP30 contou com a participação especial de brigadistas florestais do Ibama, incluindo representantes indígenas e de comunidades tradicionais, além de uma exposição de veículos operacionais.
Um dos pontos altos do evento foi a apresentação inédita da banda sinfônica Neojibá, formada por jovens em situação de vulnerabilidade social. O grupo apresentou o Hino da Independência do Brasil, além de outras composições importantes como ‘Ponteio’ e o clássico ‘Aquarela do Brasil’ diante da tribuna presidencial.
Significado e importância nacional
Em pronunciamento na véspera do evento, o presidente Lula destacou que “O Brasil tem um único dono: o povo brasileiro”. O foco na soberania do país foi o principal tema do desfile deste ano, complementado pelos eixos Brasil dos Brasileiros e Brasil do Futuro.
O evento atraiu tantos espectadores que as arquibancadas ficaram completamente lotadas, com muitas pessoas tendo que assistir à comemoração do lado de fora das grades ao longo da pista do Eixo Monumental.









