sexta-feira, dezembro 5

Áustria em 2025: Entre Desafios Econômicos e Mudanças Políticas

0
82

Cenário Econômico Desafiador

A Áustria está enfrentando seu terceiro ano consecutivo de recessão econômica em 2025, resultado de baixo investimento, consumo modesto e exportações em declínio, agravados por tensões comerciais internacionais.

A economia tem sido afetada por múltiplos fatores, incluindo preços elevados de energia e aumento rápido nas taxas de juros para conter a inflação. A desaceleração tem sido particularmente significativa nos setores de manufatura, construção e alguns serviços. Apesar da demanda fraca, a inflação continua persistente, em parte devido ao rápido crescimento dos salários.

Perspectivas Fiscais e Monetárias

As projeções indicam que o déficit governamental permanecerá acima de 4% do PIB em 2025 e 2026, com a relação dívida/PIB devendo manter-se acima de 80%. A taxa de inflação aumentou para 3,3% no primeiro trimestre de 2025, impulsionada pelo aumento nos preços de energia no varejo e pelo fim das medidas de alívio energético. Para 2026, espera-se que a inflação diminua, apoiada por preços mais baixos de commodities energéticas, chegando a uma média de 2,1%.

Cenário Político e Reformas

O país tem atravessado um período de turbulência política desde que o Partido da Liberdade (FPÖ), de extrema-direita e favorável à Rússia, venceu as eleições em setembro de 2024, superando por pequena margem o Partido Popular (ÖVP). Foram necessários mais de cinco meses para formar uma coalizão governamental viável que excluísse a extrema-direita.

Perspectivas Futuras

As perspectivas de crescimento permanecem fracas para 2025, refletindo a consolidação fiscal planejada e o aumento das barreiras comerciais globais e incertezas. Espera-se que o PIB se recupere mais fortemente a partir de 2026, embora as perspectivas de curto prazo enfrentem riscos significativos, incluindo incertezas na política comercial global e condições financeiras relacionadas, que podem afetar o sentimento econômico e a demanda.

Comments are closed.