sexta-feira, dezembro 5

O Dia: Economia brasileira mostra sinais de estabilização em setembro de 2025

0
125

Panorama Econômico Nacional

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerada a inflação oficial do país – passou para 4,85% este ano, marcando a décima quarta redução seguida na estimativa.

Esta projeção está acima do teto da meta de inflação estabelecida pelo Banco Central. O Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu a meta em 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, estabelecendo assim um limite inferior de 1,5% e superior de 4,5%.

Perspectivas para Taxa Selic

As projeções dos analistas indicam que a taxa básica de juros deve encerrar 2025 em 15% ao ano. Para 2026, espera-se uma redução para 12,5% ao ano, com previsões de novas quedas nos anos seguintes, atingindo 10,5% em 2027 e 10% em 2028.

Crescimento Econômico

As instituições financeiras revisaram suas projeções para o crescimento da economia brasileira este ano, elevando de 2,18% para 2,19%. Para 2026, a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) está estabelecida em 1,87%.

Desafios e Perspectivas

Segundo o Comitê de Política Monetária (Copom), a economia brasileira mantém-se aquecida, mesmo com sinais de moderação na expansão. O comitê observa que tanto a inflação geral quanto os núcleos continuam elevados, alertando especialmente para o risco de persistência da inflação de serviços.

No cenário cambial, a previsão para a cotação do dólar ao final deste ano está fixada em R$ 5,56.

Comments are closed.