segunda-feira, janeiro 19

Pix Revoluciona Pagamentos no Brasil com Novas Funcionalidades em 2025

0
111

Evolução Contínua do Sistema de Pagamentos Instantâneos

O Pix, sistema de pagamento instantâneo introduzido pelo Banco Central do Brasil, tem experimentado um crescimento notável desde seu lançamento. Atualmente, é utilizado por 93% da população adulta brasileira, com 62% usando-o como método de pagamento mais frequente. Para pessoas físicas, as transações são gratuitas, enquanto empresas e comerciantes pagam apenas 0,33%, em comparação com 1,13% para cartões de débito e 2,34% para cartões de crédito.

Inovações e Novas Funcionalidades

Em 28 de fevereiro de 2025, foi lançado o Pix por Aproximação, permitindo que usuários realizem pagamentos instantâneos apenas aproximando seus smartphones de um terminal compatível. Além disso, a partir de setembro, o sistema introduzirá o Pix Parcelado, disponível tanto para consumidores quanto para empresas, conforme anunciado pelo Banco Central.

Impacto e Alcance

De acordo com o relatório ‘Pix by the Numbers’, o sistema continua superando o uso de cartões de crédito e débito, com mais de 6 bilhões de transações mensais. O mercado de cartões pré-pagos e carteiras digitais no Brasil está projetado para crescer a uma taxa anual de 13,3%, atingindo USD 35,03 bilhões até 2025, com expectativa de expansão contínua a 11,1% ao ano até 2029, alcançando aproximadamente USD 53,42 bilhões.

Perspectivas Futuras

O sistema continua em desenvolvimento, com novas soluções para pagamentos recorrentes em implementação. O Banco Central também está avaliando iniciativas de compra agora, pague depois (BNPL) e explorando novas formas de iniciação de pagamento, especialmente através de tecnologia NFC. O economista ganhador do Prêmio Nobel, Paul Krugman, elogiou o Pix, sugerindo que o Brasil pode ter inventado o “futuro do dinheiro”.

Comments are closed.