terça-feira, janeiro 20

UECE expande oferta de vagas e reafirma excelência no ensino superior do Ceará

0
143

Novo processo seletivo e expansão de vagas

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) anunciou a abertura das inscrições para o Vestibular 2026.1, que acontecerão de 1º a 12 de setembro de 2025. O processo seletivo oferecerá 2.880 vagas em cursos de graduação presenciais, distribuídas entre 11 municípios: Fortaleza, Tauá, Itapipoca, Quixeramobim, Crateús, Limoeiro do Norte, Aracati, Canindé, Quixadá, Iguatu e Mombaça.

Processo Seletivo e Cronograma

A primeira fase do Vestibular 2026.1 será realizada no dia 12 de outubro de 2025, com prova de conhecimentos gerais contendo 85 questões. As áreas avaliadas incluem Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, e Linguagens e Códigos.

Para os candidatos aos cursos de Música, haverá um Exame de Habilidade Específica em duas etapas: prova escrita no dia 26 de outubro e prova oral no dia 31 de outubro. A segunda fase do vestibular acontecerá em dois dias: 30 de novembro e 1º de dezembro de 2025, com aplicação da prova de redação e das provas específicas.

Sistema de Cotas e Inclusão

Do total de vagas oferecidas, 50% são reservadas para candidatos cotistas, distribuídas nos seguintes percentuais: 6,77% para pretos, 64,71% para pardos, 0,45% para indígenas, 0,27% para quilombolas e 27,80% para cota social. Além disso, 5% das vagas restantes são destinadas às pessoas com deficiência (PcD).

Reconhecimento e Excelência

Com 50 anos de história, a UECE conquistou reconhecimento nacional e internacional pela excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. A instituição foi destacada pelo Times Higher Education (THE) como uma das melhores universidades estaduais do Brasil e está entre as 200 melhores do mundo no critério “Educação de Qualidade”.

Como ressalta o reitor da UECE, professor Hidelbrando Soares, “o vestibular é um convite para que novos estudantes façam parte da nossa comunidade acadêmica e construam conosco os próximos 50 anos desse importante patrimônio do povo cearense”.

Comments are closed.