quarta-feira, dezembro 17

Tragédia: Professor Português Nuno Loureiro Morto a Tiro nos Estados Unidos

0
8

Cientista Português Vítima de Homicídio em Massachusetts

Nuno F.G. Loureiro, físico e cientista de fusão de 47 anos, foi baleado na noite de segunda-feira em sua casa em Brookline, Massachusetts, e morreu num hospital local na terça-feira. A polícia de Brookline respondeu a uma chamada sobre disparos num apartamento na Gibbs Street por volta das 20h30, onde a vítima foi encontrada com múltiplos tiros. Ninguém foi detido e o caso está sendo investigado como homicídio ativo.

Carreira Brilhante no MIT

Loureiro, um aclamado físico teórico e cientista de fusão, e diretor do Centro de Ciência de Plasma e Fusão do MIT, juntou-se ao corpo docente do MIT em 2016. Nomeado no ano passado para liderar o Centro de Ciência de Plasma e Fusão do MIT, ele visava avançar a tecnologia de energia limpa e outras pesquisas. Sua pesquisa no MIT avançou a compreensão dos cientistas sobre o comportamento do plasma, incluindo turbulência, e revelou a física por trás de fenômenos astronômicos como erupções solares.

Origens Portuguesas e Contribuições Científicas

Loureiro, que era casado, cresceu em Viseu, no centro de Portugal, estudou em Lisboa antes de obter um doutorado em Londres, e foi pesquisador num instituto de fusão nuclear em Lisboa antes de ingressar no MIT. Em janeiro, Loureiro foi homenageado como um dos quase 400 cientistas e engenheiros com o Prêmio Presidencial para Carreiras Iniciais de Cientistas e Engenheiros do ex-presidente Joe Biden. O embaixador dos EUA em Portugal, John J. Arrigo, estendeu suas condolências à família, amigos e colegas de Nuno Loureiro, que liderou o Centro de Ciência de Plasma e Fusão do MIT.

Impacto na Comunidade Científica

A presidente do MIT, Sally Kornbluth, disse em comunicado que a morte de Loureiro foi uma “perda chocante”. A comunidade científica internacional lamenta a perda de um dos seus mais brilhantes investigadores na área da energia de fusão, cujo trabalho poderia ter mudado o futuro da energia limpa. O FBI afirmou na terça-feira que não conhecia nenhuma conexão entre este crime e o tiroteio na Universidade Brown no sábado. Esta tragédia ressalta a importância da segurança pública e deixa a comunidade académica portuguesa e internacional de luto.

Comments are closed.