Calendário do PIS 2026: Conheça as Datas de Pagamento e os Novos Critérios

Calendário do PIS 2026 já está definido
O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou o calendário do abono salarial PIS/Pasep 2026, referente ao ano-base 2024. Esta aprovação traz alívio e expectativa para milhões de brasileiros que aguardam o benefício anual, considerado um importante complemento de renda para trabalhadores de baixa remuneração.
Os pagamentos serão unificados para trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos e começam em 17 de fevereiro de 2026. Mais de 26 milhões de trabalhadores devem receber o benefício, que representa um impulso significativo para a economia nacional, especialmente no primeiro semestre do ano.
Como funcionam as datas de pagamento
O cronograma segue o mês de nascimento para o PIS e o dígito final da inscrição para o Pasep, com prazo de saque até o fim do calendário bancário de 2026. Esta organização escalonada visa evitar congestionamentos nos sistemas bancários e facilitar o acesso dos trabalhadores ao benefício.
Os depósitos do PIS/Pasep serão feitos sempre no dia 15 — ou no primeiro dia útil seguinte — entre fevereiro e agosto do ano que vem, de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores da iniciativa privada e dos servidores públicos. O prazo final para saque é 29 de dezembro de 2026, e valores não retirados retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Quem tem direito ao abono salarial em 2026
Para receber o PIS/Pasep em 2026, os trabalhadores precisam atender critérios específicos. O trabalhador precisa: estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2024, ter recebido remuneração média mensal de até dois salários mínimos em 2024 e ter os dados corretamente informados pelo empregador na Rais ou no eSocial.
É importante destacar que em 2026, os pagamentos serão referentes ao ano-base de 2024, já que é sempre considerado o número de meses trabalhados há dois anos. Isso significa que o trabalho realizado em 2024 determinará o valor a ser recebido em 2026.
Valores e novas regras
Os valores máximos projetados atingem R$ 1.631, equivalentes ao salário mínimo estimado para o ano, para quem trabalhou os 12 meses completos. O pagamento é proporcional ao tempo trabalhado, ou seja, quem trabalhou menos meses receberá um valor menor, calculado com base em 1/12 do salário mínimo por mês trabalhado.
Uma mudança importante entra em vigor a partir de 2026. Foi aprovada uma PEC como parte do pacote fiscal do governo Lula que definiu que o valor utilizado como critério de acesso passará a ser corrigido pela inflação. Assim, a referência de dois salários mínimos tendo como data-base de 2023, ou seja R$ 2.640, será usado como critério com a devida correção pelo INPC.
Como consultar e receber o benefício
A consulta ao benefício fica disponível a partir de 5 de fevereiro de 2026, por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou do Portal Gov.br. Os trabalhadores também podem consultar pelos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.
O pagamento ocorre de diferentes formas. Os trabalhadores que possuem conta-corrente ou poupança na Caixa têm o crédito automático. Já os demais beneficiários recebem o valor na poupança social digital, movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Para servidores públicos, o Pasep é pago pelo Banco do Brasil seguindo as mesmas regras de elegibilidade.
Importância do PIS para a economia
O abono salarial representa mais do que um benefício individual. O abono salarial representa um benefício importante para milhões de brasileiros e, ao mesmo tempo, exige das empresas organização para que o pagamento ocorra sem contratempos. Este recurso frequentemente é utilizado para quitar dívidas, fazer compras essenciais e movimentar o comércio local.
Para não perder o benefício, é fundamental que os trabalhadores verifiquem se seus dados estão corretos no sistema e fiquem atentos ao calendário de pagamentos. A orientação é consultar regularmente os canais oficiais e não deixar para sacar nos últimos dias do prazo.









