Nova variante Stratus do COVID-19 provoca aumento de casos e hospitalizações nos Estados Unidos

Panorama atual da pandemia
Uma nova onda de COVID-19 está em curso nos Estados Unidos, impulsionada pela variante XFG, também conhecida como “Stratus”, que está se espalhando rapidamente pelo país enquanto os casos continuam aumentando.
Dados recentes estimam uma média de 876.000 novas infecções diárias nos EUA, com casos crescendo em quase metade dos estados americanos, principalmente nas regiões Oeste e Sul. As visitas a prontos-socorros devido à COVID estão aumentando em todas as faixas etárias.
Vacinação e proteção
As vacinas atualizadas para 2025-2026, que têm como alvo a variante LP.8.1, já foram aprovadas pela FDA, mas com restrições. A autorização está limitada a pessoas com mais de 65 anos e indivíduos com condições de alto risco para COVID grave. Os demais grupos podem enfrentar obstáculos para se vacinar, como a necessidade de prescrição médica.
A Academia Americana de Pediatria recomenda fortemente as vacinas contra COVID-19 para crianças de 6 meses a 2 anos. O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas também recomenda as vacinas atualizadas para gestantes e lactantes.
Perspectivas globais
Desde meados de fevereiro de 2025, a atividade global do SARS-CoV-2 tem aumentado, com a taxa de positividade dos testes atingindo 11%, níveis não observados desde julho de 2024. Este aumento é observado principalmente em países das regiões do Mediterrâneo Oriental, Sudeste Asiático e Pacífico Ocidental.
Os especialistas lembram que os casos de COVID-19 têm apresentado picos todos os verões desde o início da pandemia. O vírus SARS-CoV-2 sofre mutações frequentes, gerando novas cepas que frequentemente são mais transmissíveis e melhores em evadir a imunidade que suas predecessoras.









