Início BACANA NEWS Sessão Solene celebra os 35 anos do jornal Diário do Pará

Sessão Solene celebra os 35 anos do jornal Diário do Pará

Compartilhar

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) promoveu, na tarde da última terça-feira (22), a Sessão Solene que comemorou e homenageou o aniversário de 35 anos de fundação do Jornal Diário do Pará. A sessão atendeu ao requerimento do deputado Eraldo Pimenta, aprovado a unanimidade na Casa de Leis.

A Sessão Solene foi presidida pelo deputado Fernando Coimbra e contou com a presença dos deputados Carlos Bordalo, Chicão, Eraldo Pimenta, Iran Lima, José Scaff, Lélio Costa, Martinho Carmona, Ozório Juvenil e Soldado Tércio; da deputada federal Elcione Barbalho; do diretor geral da RBA, Camilo Centeno; e do diretor presidente do Diário do Pará, Jader Barbalho Filho.

“O Diário do Pará faz parte da história do Pará. Há 35 anos, o sonho de um visionário, Laércio Barbalho, foi iniciado. É uma história que deve ser homenageada e lembrada e a Alepa faz essa justa homenagem”, disse o propositor da sessão, deputado Eraldo Pimenta.

Ainda durante a sessão, os alunos da Fundação Amazônica de Música fizeram uma linda apresentação com ritmos regionais para animar o evento que contou com a presença de colunistas, jornalistas e admiradores do jornal. A Alepa ofereceu diplomas e troféus a diversos profissionais que se destacam no grupo do jornal Diário do Pará ao longo dos anos.

TRAJETÓRIA – Em 22 de agosto de 1982 foi publicada a primeira edição do jornal Diário do Pará e sua manchete trazia “Eleição limpa” em destaque. O Brasil vivia o processo de redemocratização. “É o jornal mais importante, mais lido e de maior tiragem no Pará, comprovado por institutos de pesquisas. Ele foi criado no período que se saía da ditadura para o regime democrático. Ele foi criado para defender a democracia no nosso Estado. Na época, só havia um meio de comunicação nesse porte e defendia a ditadura, então o Diário veio para fortalecer a democracia no Estado do Pará. Ele marca uma época no seu início para hoje se tornar o maior jornal da Amazônia”, afirmou o deputado Iran Lima.

O jornal Diário do Pará foi o primeiro a usar policromia na sua impressão e tornou-se pioneiro em diversos segmentos. Para o diretor presidente da empresa, Jader Barbalho Filho, o grande objetivo do jornal é acompanhar a evolução da sociedade e responder aos seus anseios. “Há um cerne central, quem vai sobreviver nesse mercado é quem tiver qualidade, mas, acima de tudo, credibilidade. Levar a boa informação, sempre com o contraditório. Esse é o papel fundamental da imprensa. O nosso desafio é de sempre manter a liderança e manter o nível de qualidade, sempre treinando equipes. Um jornal é feito de pessoas, você tem que ter sempre bons profissionais, treinados e olhando os movimentos de um mercado dinâmico”, destacou.

CONDECORAÇÃO -Acompanhe a lista dos homenageados durante a sessão de homenagem ao jornal Diário do Pará:

Abrão José Age – contador RBA

Adil Bahia – gerente de jornalismo RBA

Alderio Leite Silva Jr – gerente comercial 99 FM

Camilo Centeno – diretor geral RBA

Daniel Rodrigues –  gerente técnico RBA

Elcione Therezinha Zahluth Barbalho – Deputada Federal

Emilio da Costa – chefe de equipe de esporte RBA

Francisco Melo – diretor executivo RBA

Guilherme Guerreiro Filho – gerente de esporte Rádio Clube

Hamilton Pinheiro Junior – gerente de circulação Diário do Pará

Helder Zahluth Barbalho – Ministro da Integração Nacional

Inaldo de Sousa e Silva – gerente geral Diário do Pará

Jader Fontenelle Barbalho – Senador da República

Jader Fontenelle Baarbalho Filho – diretor presidente Diário do Pará

João Batista Alencar – gerente artístico RBA

Jorge Kobara – gerente de programação 99 FM

Kleber Barros – gerente de programação Diário FM

Ladilene Martins – gerente de controladoria RBA

Luis Folha – gerente de TI Diário do Pará

Mara Rosy Reis – chefe de operações RBA

Marcelo Nascimento – gerente industrial Diário do Pará

Nilton Lobato – gerente comercial Diário do Pará

Paulo Sérgio Maciel Junior – gerente financeiro RBA

Raimundo Cavalcante Nascimento – gerente de jornalismo Rádio Clube

Roberto Diego Dias – gerente de segurança de informática